Rafael Carreira   |   04/12/2013 08:36

VCP sediará projeto de desburocratização de cargas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi escolhido para sediar e desenvolver o projeto Air Way Bill (e-AWB), que visa reduzir papéis e desburocratizar os processos de tramitação de cargas internacionais. O sistema é utilizado nos principais aeroportos do mundo.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi escolhido para sediar e desenvolver o projeto Air Way Bill (e-AWB), que visa reduzir papéis e desburocratizar os processos de tramitação de cargas internacionais. O sistema é utilizado nos principais aeroportos do mundo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Iata e a Aeroportos Brasil Viracopos, com o apoio da Receita Federal e das empresas Lufthansa e DB Schenker.

“A homologação de Viracopos para a utilização do e-AWB trará mais agilidade às exportações brasileiras, desburocratizando o processo, uma vez que desobriga a tramitação de cópias físicas do Conhecimento Aéreo”, explica o diretor-presidente do aeroporto, Luiz Alberto Küster.

Inicialmente o e-AWB será utilizado apenas na exportação e, neste mês, as empresas Lufthansa e DB Schenker começam a realizar os primeiros voos com o novo sistema na rota entre Viracopos e Frankfurt, na Alemanha. No início do próximo ano, a intenção é acrescentar, gradualmente, novas empresas e rotas ao processo. Em meados de 2014, acontecerá uma avaliação para que o sistema também seja implementado para a área de importação.

“O sistema será uma revolução, assim como foi a implantação do bilhete eletrônico (e-ticket), e vai gerar desburocratização e transparência no gerenciamento de informações”, prevê o diretor da Iata para o Brasil, Carlos Ebner.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Carreira

Rafael Carreira tem 1508 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS