Artur Luiz Andrade   |   05/03/2014 13:52

Brasil é destaque em janeiro na aviação mundial

A Iata anunciou que a aviação mundial começou muito bem o ano, com a demanda crescendo em diversas regiões do planeta. A receita por km por passageiro (RPK) subiu 8% em relação a janeiro de 2013 (em dezembro o crescimento fora de 6,8%) e a capacidade 6,7%, levando o load factor a 78,1%, aumento de 1

A Iata anunciou que a aviação mundial começou muito bem o ano, com a demanda crescendo em diversas regiões do planeta. A receita por km por passageiro (RPK) subiu 8% em relação a janeiro de 2013 (em dezembro o crescimento fora de 6,8%) e a capacidade 6,7%, levando o load factor a 78,1%, aumento de 1%.

A demanda de passageiros cresceu 7,8%, com os maiores incrementos registrados no Oriente Médio. Na América Latina, o tráfego aumentou 4,4% sobre janeiro de 2013, índice que é a metade dos 8,1% de crescimento em todo o ano passado. Apesar da desaceleração, a Iata prevê contínuo aumento de demanda na região, especialmente por causa da performance de países como Colômbia, Peru e Chile, e pela Copa do Mundo do Brasil. A capacidade na região subiu 2% e o aproveitamento clcançou 80,8%.

No Brasil, a taxa de ocupação atingiu 81,5% e a demanda doméstica aumentou 7,9%, bem acima dos 5,3% de aumento da oferta. Foi o maior crescimento do fluxo aéreo doméstico em todo o mundo (a China veio em segundo lugar) e bem acima dos 0,8% de aumento em 2013 inteiro. Segundo análise da Iata, a economia brasileira se encontra em situação delicada, mas a Copa vai dar um gás ao País, pois o transporte aéreo será fundamental no deslocamento de torcedores.

“2014 começou bem forte, com a demanda por viagem acelerando sobre os resultados saudáveis de 2013, e alinhada com o crescimento econômico de economias emergentes e avançadas”, disse Tony Tyler, diretor geral da Iata.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18751 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.