Rafael Carreira   |   22/05/2014 14:05

Ocupação em voos domésticos chega a quase 80%

Apesar de abril ser considerado um mês com baixa atividade no transporte aéreo, as empresas aéreas nacionais (Tam, Gol, Azul e Avianca) tiveram alta de 7,2 pontos percentuais no fator de aproveitamento nos voos domésticos e fecharam o período com ocupação de 79,5%. Taxa de ocupação foi de 79,6%.

Apesar de abril ser considerado um mês com baixa atividade no transporte aéreo, as empresas aéreas nacionais (Tam, Gol, Azul e Avianca) tiveram alta de 7,2 pontos percentuais no fator de aproveitamento nos voos domésticos e fecharam o período com ocupação de 79,5%. Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a média de ocupação em 2014 é de 79,6% até o momento.

Esse número é resultado da alta da demanda, que cresceu 8,2%, quando comparada com abril de 2013, e do controle da oferta, que registrou retração de 1,6%. Em 2014, já são mais de 27 milhões de passageiros embarcados em voos domésticos, sendo que 6,4 milhões foram transportados no último mês, revelando um acréscimo de 2,2% em relação a abril de 2013.

Nos voos internacionais operados por Tam e Gol, a demanda cresceu 5,7% e a oferta controlada fechou o mês com queda de 4%. Com isso, a taxa de ocupação deu um salto de 7,6 pontos percentuais, encerrando abril com 82,8%. Ao todo, foram transportados 376 mil passageiros internacionais em abril, com alta de 3,1%.

REDUÇÃO DO ICMS
A Abear apresentou também os números do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília pouco mais de um ano após o governo do Distrito Federal reduzir a alíquota do ICMS sobre a querosene da aviação (QAV), que caiu de 25% para 12% - a medida foi aplicada no início de abril de 2013. No período, houve incremento de 206 novos voos no aeroporto da capital federal, com aumento de 28% no consumo de QAV neste primeiro semestre, passando de 95 mil m3 entre janeiro e março de 2013 para 122 mil m3 nos três primeiros meses deste ano.

A arrecadação de impostos passou de R$ 56,7 milhões no primeiro trimestre de 2012, quando a alíquota era de 25%, para R$ 56,2 nos meses iniciais de 2014, já com a alíquota de 12%, o que revela um volume quase equiparado entre os dois períodos. “Com os resultados de Brasília, fica comprovada que a diminuição dos impostos, casada com o trabalho e dedicação das outras partes envolvidas, como a Abear, pode ser positiva e benéfica para o setor e não gera perdas na arrecadação no poder público”, indicou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

O executivo também destacou o trabalho feito pelos governos do Pará e do Ceará, que promoveram a redução das alíquotas de ICMS sobre o QAV em voos domésticos para as companhias que incluírem rotas internacionais a partir dos aeroportos locais. “Com essa medida, Belém e Fortaleza ganharam voos da Tam para Miami, e a capital cearense ainda conquistou um voo da Gol para Buenos Aires e um da Avianca para Bogotá”, disse Sanovicz. Atualmente, o Rio Grande do Norte é outro Estado que negocia a redução das alíquotas para atrair mais voos.

Tópicos relacionados