Rafael Carreira   |   22/05/2014 14:05

Ocupação em voos domésticos chega a quase 80%

Apesar de abril ser considerado um mês com baixa atividade no transporte aéreo, as empresas aéreas nacionais (Tam, Gol, Azul e Avianca) tiveram alta de 7,2 pontos percentuais no fator de aproveitamento nos voos domésticos e fecharam o período com ocupação de 79,5%. Taxa de ocupação foi de 79,6%.

Apesar de abril ser considerado um mês com baixa atividade no transporte aéreo, as empresas aéreas nacionais (Tam, Gol, Azul e Avianca) tiveram alta de 7,2 pontos percentuais no fator de aproveitamento nos voos domésticos e fecharam o período com ocupação de 79,5%. Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a média de ocupação em 2014 é de 79,6% até o momento.

Esse número é resultado da alta da demanda, que cresceu 8,2%, quando comparada com abril de 2013, e do controle da oferta, que registrou retração de 1,6%. Em 2014, já são mais de 27 milhões de passageiros embarcados em voos domésticos, sendo que 6,4 milhões foram transportados no último mês, revelando um acréscimo de 2,2% em relação a abril de 2013.

Nos voos internacionais operados por Tam e Gol, a demanda cresceu 5,7% e a oferta controlada fechou o mês com queda de 4%. Com isso, a taxa de ocupação deu um salto de 7,6 pontos percentuais, encerrando abril com 82,8%. Ao todo, foram transportados 376 mil passageiros internacionais em abril, com alta de 3,1%.

REDUÇÃO DO ICMS
A Abear apresentou também os números do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília pouco mais de um ano após o governo do Distrito Federal reduzir a alíquota do ICMS sobre a querosene da aviação (QAV), que caiu de 25% para 12% - a medida foi aplicada no início de abril de 2013. No período, houve incremento de 206 novos voos no aeroporto da capital federal, com aumento de 28% no consumo de QAV neste primeiro semestre, passando de 95 mil m3 entre janeiro e março de 2013 para 122 mil m3 nos três primeiros meses deste ano.

A arrecadação de impostos passou de R$ 56,7 milhões no primeiro trimestre de 2012, quando a alíquota era de 25%, para R$ 56,2 nos meses iniciais de 2014, já com a alíquota de 12%, o que revela um volume quase equiparado entre os dois períodos. “Com os resultados de Brasília, fica comprovada que a diminuição dos impostos, casada com o trabalho e dedicação das outras partes envolvidas, como a Abear, pode ser positiva e benéfica para o setor e não gera perdas na arrecadação no poder público”, indicou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

O executivo também destacou o trabalho feito pelos governos do Pará e do Ceará, que promoveram a redução das alíquotas de ICMS sobre o QAV em voos domésticos para as companhias que incluírem rotas internacionais a partir dos aeroportos locais. “Com essa medida, Belém e Fortaleza ganharam voos da Tam para Miami, e a capital cearense ainda conquistou um voo da Gol para Buenos Aires e um da Avianca para Bogotá”, disse Sanovicz. Atualmente, o Rio Grande do Norte é outro Estado que negocia a redução das alíquotas para atrair mais voos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Carreira

Rafael Carreira tem 1508 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS