Artur Luiz Andrade   |   29/05/2014 11:04

Paraíba baixa ICMS e Tam aumentará voos

Os governos estaduais do Nordeste estão antenados para a ligação entre a redução de ICMS e o aumento da oferta de voos por empresas aéreas. Depois da Gol com o Ceará, foi a vez da Tam assinar acordo com a Paraíba

Os governos estaduais do Nordeste estão antenados para a ligação entre a redução de ICMS e o aumento da oferta de voos por empresas aéreas. Depois da Gol com o Ceará, foi a vez da Tam assinar acordo com a Paraíba. A empresa aérea irá ampliar em 30% a frequência de voos para o aeroporto Castro Pinto, em Bayeux (cidade ao lado de João Pessoa), a partir de agosto.

Na quarta-feira (28), na Granja Santana, o governador Ricardo Coutinho e o diretor de Regulação da Tam, Alfredo Basílio Dias, assinaram um protocolo de intenções que vai viabilizar o início da operação de dois novos voos no horário da tarde, um ligando João Pessoa ao Rio de Janeiro, e o outro a Salvador, além da reativação de um voo para Brasília e três para Guarulhos que passarão a ser diários.

O Governo do Estado está reduzindo de 17% para 12% a alíquota de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no combustível de aviação, para viabilizar esse incremento de voos. O governador afirmou que essa é uma reivindicação do Governo do Estado que começou ainda em 2012, com base no aumento crescente na movimentação do aeroporto Castro Pinto e da inconveniência dos horários disponíveis para voos de madrugada para turistas e paraibanos que precisavam se locomover para grandes centros. Segundo ele, o Estado continuará aberto a novas parcerias para ampliação de voos.

“Em julho teremos a Robocop, que trará mais de cinco mil participantes de 45 países, que vão lotar a hotelaria e restaurantes, assim como teremos outros eventos de grande porte que beneficiará toda a cadeia do turismo”, lembrou o governador.

O diretor de Regulamentação da Tam, Alfredo Basílio Dias, disse que a motivação para a decisão de aumentar os voos se deve à crescente movimentação de passageiros para a Paraíba. “Sem a contrapartida do Estado na alíquota do combustível não teríamos condições de aumentar em 30% a frequência de voos para João Pessoa, já que dentro da precificação da passagem, o combustível tem um impacto de 40%. Por isso, estamos deslocando voos de outros lugares para terem João Pessoa como ponto de partida”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18746 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.