Alex Souza   |   28/07/2014 16:35

Anac comenta responsabilidades em casos como Pluna

Durante evento promovido há pouco pelo grupo empresarial Lide, em São Paulo, o presidente da Anac, Marcelo Guaranys, foi perguntado sobre a responsabilidade da Anac em relação a bilhetes vendidos por agências e operad

Durante evento promovido há pouco pelo grupo empresarial Lide, em São Paulo, o presidente da Anac, Marcelo Guaranys, foi perguntado sobre a responsabilidade da Anac em relação a bilhetes vendidos por agências e operadoras referentes a aéreas que, posteriormente, entram em recuperação judicial, como ocorrido mais recentemente pela Pluna.

A indagação, proposta pelo presidente da Braztoa, Marco Ferraz, cita o fato de as agências e operadoras terem de arcar com os reembolsos aos clientes prejudicados. Guaranys respondeu que o entendimento do Código de Defesa do Consumidor é o de que os intermediários são solidários na venda das passagens. “A relação entre passageiro, companhia aérea e agência não tem a ver com a Anac”, afirmou, sendo complementado pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco: “É uma relação comercial entre a companhia e a agência. Não acho que seja saudável o governo entrar nisso”.

Guaranys lembrou, no entanto, que é a Anac o órgão responsável por autorizar ou não as operações de companhias aéreas internacionais no Brasil. Neste sentido, o que caberia à agência, segundo complemento de Moreira Franco, “é ter uma atitude severa caso companhias que ajam desta forma queiram voltar a voar ao País”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Alex Souza

Alex Souza tem 4664 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS