Rafael Carreira   |   16/07/2014 11:51

Caos de 2006: União, Anac, Infraero e cias condenadas

A Justiça Federal condenou a União, a Anac, a Infraero e as companhias aéreas BRA, Ocean Air, Pantanal, Varig, Tam e Total Linhas Aéreas. A pena foi aplicada em decorrência dos danos e transtornos causados aos passageiros em razão do caos aéreo ocorrido entre outubro e novembro de 2006.

DA AGÊNCIA BRASIL

A Justiça Federal condenou a União, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e as companhias aéreas BRA, Ocean Air, Pantanal, Varig, Tam e Total Linhas Aéreas. A pena foi aplicada em decorrência dos danos e transtornos causados aos passageiros em razão dos cancelamentos e atrasos de voos ocorridos entre o fim de outubro e o início de novembro de 2006. Com isso, as condenadas terão de pagar uma multa conjunta no valor de R$ 10 milhões. O valor da multa será destinado a um fundo de reparação dos danos causados à sociedade.

Na decisão, em primeira instância, o juiz titular da 6ª Vara Federal Cível de São Paulo, João Batista Gonçalves, afirmou que foi comprovada a má organização, administração, gerenciamento, fiscalização e prestação de serviço de transporte aéreo. Além da aplicação da multa, a Justiça aceitou o pedido dos autores da ação para que fosse reconhecida a prevalência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). As condenadas ainda podem entrar com recurso contra da decisão da Justiça Federal.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Carreira

Rafael Carreira tem 1508 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS