Rafael Carreira   |   18/08/2014 14:14

Consórcios municipais poderão administrar aeroportos

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) anunciou o novo Plano Geral de Outorgas (PGO), que define regras para a administração de aeroportos. Com o projeto, os municípios terão que demonstrar capacidade técnica e financeira para administrar aeroportos regionais considerados estratégicos.

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) anunciou o novo Plano Geral de Outorgas (PGO), que define regras para a administração de aeroportos. Com o projeto, os municípios terão que demonstrar capacidade técnica e financeira para administrar aeroportos regionais considerados estratégicos. Sendo assim, apenas localidades com Produto Interno Bruto (PIB) anual acima de R$ 1 bilhão poderão pleitear a gestão desses aeródromos. Municípios vizinhos, organizados em consórcio, cuja soma dos PIBs ultrapasse o valor citado, também poderão requisitar a administração dos terminais.

A experiência tem demonstrado que muitos aeroportos regionais estão sendo administrados por municípios pequenos que enfrentam grandes dificuldades para gerir uma infraestrutura deste porte, com toda complexidade técnica e administrativa”, explicou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. Para definir se um terminal é estratégico a SAC analisa vários critérios, como localização geográfica, características socioeconômicas, acessibilidade e potencial turístico, entre outros.

A prioridade para gestão dos aeroportos regionais continua sendo dos Estados. Entretanto, eles também terão de demonstrar capacidade técnica, administrativa, orçamentária e de planejamento. O objetivo é que esses terminais sejam administrados, prioritariamente, por quem tem maior capacidade de gestão.

CONCESSÃO À INICIATIVA PRIVADA
Os Estados e municípios poderão conceder à iniciativa privada a gestão desses aeródromos. Mas, para isso, terão de seguir critérios definidos no novo PGO. Entre outras coisas, terão que comprovar, por exemplo, que têm condições técnicas de acompanhar e fiscalizar o contrato de concessão, garantindo a prestação de um serviço de qualidade à sociedade. Caso os Estados e municípios não tinham condições ou interesse, a gestão caberá à União.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Carreira

Rafael Carreira tem 1508 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS