Artur Luiz Andrade   |   09/09/2014 19:26

Novo 737 MAX da Boeing terá até 200 assentos

A Boeing lançou o mais novo modelo da família 737 MAX 200, ao mesmo tempo em que anunciou o pedido de 100 aeronaves pela low cost Ryanair. A companhia europeia será a primeira a usar o novo modelo, uma variável do 737 MAX 8, com o diferencial de poder acomodar 200 passageiros.

A Boeing lançou o mais novo modelo da família 737 MAX 200, ao mesmo tempo em que anunciou o pedido de 100 aeronaves pela low cost Ryanair. A companhia europeia será a primeira a usar o novo modelo, uma variável do 737 MAX 8, com o diferencial de poder acomodar 200 passageiros. Além da capacidade ao limite, aumentando o potencial de receita, a nova aeronave terá 20% mais eficiência no uso de combustível, comparada a modelos de um corredor em operação atualmente.

Além desse pedido inicial, avaliado em US$ 11 bilhões, a Ryanair tem opção de compra de outros 100 737 MAX 200.

“A Ryanair está orgulhosa e honrada em se tornar a operadora líder dos Beoing 737 MAX 200, verdadeiros game changers na indústria, o que vai ampliar nossa frota para 520 aeronaves até 2024 e criar mais três mil empregos para pilotos, tripulantes e engenheiros na Europa, além de permitir um crescimento de tráfego de 82 milhões de passageiros no ano passado para mais de 150 milhões em 2024”, disse o CEO da Ryanair, Michael O´Leary.

“Também essas aeronaves irão permitir que reduzamos nossos custos e tarifas, e ao mesmo tempo melhorar a experiência do cliente, com mais espaço para as pernas e o Boeing Sky Interior. Enquanto muitas empresas aéreas de bandeira cortam capacidade em rotas de curta distância, a Ryanair espera usar os 737 MAX 200 para crescer ainda mais em diversos aeroportos primários europeus”. A Ryanair optou por uma configuração de 197 assentos, com pitch de mais de 30 polegadas.

A Boeing afirma ter desenvolvido o 737 MAX 200 em resposta às necessidades do setor de aéreas low cost, um dos que crescem mais rapidamente e que devem responder por 35% da capacidade mundial de empresas aéreas de um corredor até 2033. Enquanto o produto principal dos aviões de corredor único continuará sendo o modelo para 160 passageiros, o 737 MAX 200 oferecerá a empresas como a Ryanair 11 assentos adicionais para receita potencial e até 5% de economia nos custos operacionais, em relação ao MAX 8.

“O 737 MAX 200 é o produto perfeito para a Ryanair, oferecendo eficiência, 20% menos emissões, mais receitas e um nível alto de conforto ao passageiro”, disse o presidente e CEO da Boeing, Ray Conner.


O aumento da capacidade para até 200 assentos foi possível devido a mudanças, como uma porta de acesso no meio do avião, novas áreas de galley e uma extensão 2,2 metros maior que o concorrente Airbus 320neo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.