Rafael Carreira   |   28/10/2014 16:06

Demanda da aviação comercial tem 12 meses de alta

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou alta de 3,2% em setembro quando comparado ao mesmo mês do ano passado e, com isso, completou 12 meses consecutivos de crescimento, atingindo o maior nível para o mês nos últimos dez anos.

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou alta de 3,2% em setembro quando comparado ao mesmo mês do ano passado e, com isso, completou 12 meses consecutivos de crescimento, atingindo o maior nível para o mês nos últimos dez anos. O bom desempenho contribuiu para a alta da demanda no ano, que já atingiu a marca de 5,4%. O mês também foi positivo em relação à oferta de assentos, que cresceu após sete meses consecutivos de variação negativa e registrou alta de 1,7% no período. Entretanto, no acumulado do ano, a oferta ainda encontra-se em baixa, com queda de 0,14% em 2014.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, a Azul e a Avianca registraram as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em setembro, quando registraram alta na ordem de 34,6% e 26%, respectivamente.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras também foi recorde para o mês de setembro nos últimos dez anos e fechou em 78,6%, aumento de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O número de passageiros transportados também foi recorde, chegando a 7,8 milhões, com alta de 4,5% em relação a setembro de 2013. Entre janeiro a setembro, a quantidade de passageiros transportados teve crescimento de 6,8%, em relação ao mesmo período do ano passado.

PARTICIPAÇÃO NO MERCADO
Em setembro, Tam e Gol continuam liderando o mercado doméstico com participação de 38,1% e de 35%, respectivamente. Entretanto, Azul e Avianca registraram os maiores crescimentos em participação no último mês, com a Azul passando de 13,1% para 17,1% (crescimento de 30,5%) e a Avianca de 7,4% para 9% (crescimento de 22,1%).

Tópicos relacionados