Artur Luiz Andrade   |   03/12/2014 13:05

Abear: aeroporto é responsável por acesso para deficientes

A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) enviou nota à imprensa esclarecendo o caso que repercutiu em diversos veículos esta semana, de uma passageira com deficiência tendo de se arrastar por conta própria na escada de acesso a um voo da Gol. Segundo a Abear, é responsabilidade do aeroport

A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) enviou nota à imprensa esclarecendo o caso que repercutiu em diversos veículos esta semana, de uma passageira com deficiência tendo de se arrastar por conta própria na escada de acesso a um voo da Gol. Segundo a Abear, é responsabilidade do aeroporto e não da companhia aérea oferecer e operar os equipamentos necessários ao embarque de passageiros com dificuldade de locomoção.

Leia nota da Abear:
"Em relação ao noticiário relativo a incidente com passageiro com mobilidade reduzida no aeroporto de Foz de Iguaçu na última segunda-feira, a Abear esclarece que existe legislação específica sobre o papel dos agentes aéreos e aeroportuários nestas situações. E de acordo com a Resolução 280 da Anac, Capítulo III, parágrafo 1º, o administrador do aeroporto é o responsável por disponibilizar e operar os equipamentos e dispositivos, como rampas, elevadores e cadeiras de rodas especiais que permitam o acesso dos passageiros à aeronave, o que não aconteceu no episódio de segunda-feira".

Já a Anac está investigando a atuação da companhia aérea e da Infraero.

"A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou a companhia aérea Gol e o operador aeroportuário do Aeroporto de Foz do Iguaçu (Infraero) para que, em dois dias, prestem informações sobre o embarque de passageira com deficiência no voo 1076 da Gol Linhas Aéreas. O voo, no último 1º/12, teve origem no Aeroporto de Foz do Iguaçu e destino ao Aeroporto de Curitiba.

As irregularidades na conduta da companhia e/ou do operador perante à Resolução nº. 280/2013 da Anac, que trata de passageiros que demandam atendimento especial no transporte aéreo, resultarão em autuações que podem gerar até R$ 300 mil em multas para a empresa aérea e ao operador do aeroporto".

Hoje, 3 de dezembro, é o dia internacional das pessoas com deficiência.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.