Artur Luiz Andrade   |   01/12/2014 15:41

Tam inicia hoje operação especial para a alta temporada

A Tam inicia hoje a operação criada para dar conta do aumento da demanda na alta temporada de verão 2014/2015. A companhia vai manter, até 22 de fevereiro de 2015, um esquema especial para agilizar o atendimento no período, incluindo aeronaves reserva, voos extras nacionais e internacionais, antecip

A Tam inicia hoje a operação criada para dar conta do aumento da demanda na alta temporada de verão 2014/2015. A companhia vai manter, até 22 de fevereiro de 2015, um esquema especial para agilizar o atendimento no período, incluindo aeronaves reserva, voos extras nacionais e internacionais, antecipação de processos operacionais, esquemas de plantão e mudança de datas de testes e manutenções.

A recomendação principal da companhia é que os viajantes deem preferência pelo check-in antecipado, que pode ser realizado por meio da internet, do celular e dos totens de autoatendimento nos aeroportos. Além disso, recomenda-se antecedência na apresentação ao embarque e atenção às normas da Anac para as especificações e limites de bagagens.

“Trabalhamos de forma preventiva porque queremos garantir a melhor experiência de viagem a todos os clientes em um período de grande fluxo de passageiros nos aeroportos”, afirma Claudia Sender, presidente da Tam. “Estamos comprometidos para oferecer cada vez mais conectividade e conveniência e seguir com altos índices de pontualidade e regularidade dos nossos voos”, complementa.

Confira abaixo as principais medidas adotadas pela Tam para a alta temporada de verão 2014/2015:


- Cinco aeronaves de reserva: serão três A320, um A321 e um A330, posicionados em tempo integral em aeroportos estratégicos para a gestão da malha aérea da empresa. Adicionalmente, em alguns horários específicos, outros três A330 e quatro Boeing (dois B767 e dois B777) estarão disponíveis nos aeroportos internacionais de São Paulo/Guarulhos e do Rio de Janeiro/Galeão.

- Mais de mil voos domésticos extras: entre dezembro e janeiro, serão operados 1.082 voos domésticos extras. Desse total, quase 700 foram criados para conectar os principais hubs da operação da empresa (Brasília, Rio de Janeiro/Galeão e São Paulo/Guarulhos) ao Norte e Nordeste do País (Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Recife e Salvador).

- Mais de 150 voos internacionais extras: juntas, Tam e Lan, que integram o Grupo Latam, vão incrementar a oferta internacional de voos de e para o Brasil no período. Nas rotas da América do Sul, destaque para os 57 voos de reforço entre Santiago (Chile) e as cidades de Florianópolis e Rio de Janeiro. Já nas rotas de longo curso, o maior incremento será na ligação direta entre São Paulo e as cidades de Miami e Orlando, nos EUA, que contarão com 87 voos extras.

- Ações operacionais preventivas: para garantir a regularidade das operações e dos reforços de aeronaves e voos, a empresa: antecipou as manutenções de rotina da sua frota e providenciou maior estoque de peças de reposição e motores adicionais de reserva; remanejou datas de treinamento e de férias para assegurar as equipes de atendimento nos aeroportos e lojas; reforçou times de segurança da operação e incrementou as equipes de solo dedicadas ao manuseio de bagagens e cargas; planejou escala de plantão para tripulantes que estarão de reserva no período e podem ser acionados em casos de contingência operacional; e realizou testes preventivos de sistemas e proteções, reforçando as equipes de TI para suporte presencial nos aeroportos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.