Artur Luiz Andrade   |   06/02/2015 12:01

“Tam escolheu batalha pelo corporativo e venceu”

O diretor de Vendas Indiretas da Tam, Igor Miranda, em entrevista ao Portal PANROTAS, revelou que em 2014 uma das batalhas escolhidas pela companhia foi a do corporativo. “E vencemos. Somos líderes no transporte de viajantes corporativos, tanto no nacional quanto no internacional, onde lançamos novo

O diretor de Vendas Indiretas da Tam, Igor Miranda, em entrevista ao Portal PANROTAS, revelou que em 2014 uma das batalhas escolhidas pela companhia foi a do corporativo. “E vencemos. Somos líderes no transporte de viajantes corporativos, tanto no nacional quanto no internacional, onde lançamos novos produtos e mantivemos nossos investimentos em equipamentos e melhorias para esse público”.


O mercado de viagens corporativas é o que traz mais receitas atualmente para a Tam e por isso é alvo da agressividade comercial de todas as companhias aéreas. Especialmente no internacional, onde não há um equilíbrio entre a oferta e a demanda, segundo Igor Miranda, há uma briga baseada em preços. “Nesses casos, temos de escolher as batalhas em que entramos. Escolhemos o corporativo, mas sem abrir mão da rentabilidade e dos investimentos estratégicos. E como disse, vencemos”, explicou.

O primeiro semestre de 2014, de acordo com Miranda, trouxe crescimento de dois dígitos para a Tam no canal indireto. Já no segundo, a partir da Copa, incluindo eleições e a estagnação da economia, houve mais desafios, a empresa teve de diversificar sua estratégia, mas mesmo assim fechou o ano, nesse canal, com incremento de um dígito. “O mais importante é que mantivemos os investimentos, aumentamos a estrutura, melhoramos processos de venda e gestão, demos mais tecnologia ao mercado e continuamos com essa liderança no corporativo”.

Alguns destaques desses investimentos, de acordo com ele, são a consolidação do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, como o principal hub da Latam no mundo, os R$ 12 bilhões em renovação da frota, incluindo estrelas da aviação mundial como o B787 e o A350, o crescimento e a recuperação para os EUA, a ampliação da importância internacional do hub de Brasília e a nova classe Premium Business, que tem tido ótimo recall dos passageiros.

Para 2015, que começou com guerra tarifária na classe executiva internacional, Miranda disse que a Tam continuará com sua estratégia, mesmo em um cenário que pode se mostrar adverso. “A questão tarifária envolve nossa estratégia de pricing, ações naturais de baixa temporada e também a necessidade de estimular a indústria, que ainda não respondeu com toda a força a 2015”, finaliza o diretor de Vendas Indiretas da Tam, que na próxima segunda-feira recebe 500 empresas de turismo para a noite de premiação anual do Club Latam.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18746 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.