Artur Luiz Andrade   |   03/03/2015 22:19

Ministro da Economia reafirma privatização da Tap

O ministro da Economia de Portugal, Antonio Pires de Lima, prestigiou o jantar em homenagem aos 70 anos de Tap e a seus dez maiores vendedores nos mercados brasileiros e português, ocorrido na noite desta terça-feira, 3, no espaço Estufa Fria, na capital do país. Pires de Lima reforçou, em seu discu

LISBOA - O ministro da Economia de Portugal, Antonio Pires de Lima, prestigiou o jantar em homenagem aos 70 anos de Tap e a seus dez maiores vendedores nos mercados brasileiros e português, ocorrido na noite desta terça-feira, 3, no espaço Estufa Fria, na capital do país. Pires de Lima reforçou, em seu discurso, a importância da Tap atualmente e em sua história, como um dos pilares de desenvolvimento de Portugal. "A Tap não é uma relíquia e sim uma empresa de futuro e cada avião dessa companhia é uma porta de entrada para nosso país. Isso continuará sendo assim, seja a Tap pública ou privada", afirmou.

Segundo ele, somente a privatização vai possibilitar que a Tap se capitalize para não apenas concorrer no atual mercado competitivo e agressivo da aviação na Europa e no mundo, mas para que dobre seus números de aviões, passageiros, destinos servidos... De acordo com o ministro, só é contra a privatização quem quer ver a Tap do mesmo tamanho e sem competitividade.

Pires de Lima destacou ainda que o Turismo em Portugal cresceu 12,4% no ano passado e a Tap tem muita importância nesse sucesso. "A Tap com mais recursos financeiros e humanos representará ainda melhor o povo português", disse. Sete grupos se interessaram até o momento pela privatização e têm até 15 de maio para enviar (ou não) suas propostas. Entre eles, investidores ligados à Azul, Avianca e Gol. A decisão sai em 15 de junho.

Já o presidente da Tap, Fernando Pinto, agradeceu a todos que fizeram parte da história da empresa, lembrando o começo dos voos para a África, o voo da amizade, com a Panair do Brasil, a construção do hub de Lisboa, já em sua gestão, que fez a Tap crescer três vezes o que era em 2001, a entrada na Star Alliance e o know how técnico da companhia. "Antes de vir para cá, já ouvia falar na expertise técnica da Tap. Esse é um dos segredos da empresa", afirmou, terminando sua fala com um agradecimento aos governantes portugueses.

O vice-presidente executivo, Luiz da Gama Mór, ao iniciar a premiação, ofereceu o prêmio aos agentes de viagens, e entregou homenagem aos presidentes da Abav, Antonio Azevedo, e da Apavt, Pedro Costa Ferreira.

Foram premiadas as empresas CVC, Decolar, Esferatur, Flytour e Rextur Advance, pelo Brasil (em ordem alfabética), e Viagens El Corte Ingles, Travel Store, Geostar, Abreu e Springwater Tourism, por Portugal (do primeiro ao quinto colocado).

Veja abaixo fotos do jantar, que contou, no encerramento, com show da brasileira Roberta Sá e do fadista português Antonio Zambujo.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Tap, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18741 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.