Abear sobre balanço de março: "estamos preocupados"
A Abear divulgou na manhã de hoje o balanço mensal de março
“Eu nunca disse que estava infeliz com o nosso andamento, mas hoje, com esses dados, estamos bastante preocupados”, disse o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, durante o evento de divulgação do balanço de março das companhias que integram a entidade (Avianca, Azul, Gol e Tam).
No período, a oferta doméstica teve aumento de 3,27%, enquanto a demanda apresentou um acréscimo de 3,01%. Em contrapartida, o fator aproveitamento no mercado nacional obteve um decréscimo de 0,19%, totalizando 77,46%, e o número de passageiros chegou a 7,7 milhões, um incremento de 2,62%. Segundo Sanovicz, os números, ainda que positivos, “mostram que a velocidade de crescimento tem diminuído nos últimos meses e a tendência para o restante do ano é de estabilidade”.
Em relação ao mercado internacional, a oferta apresentou aumento de quase dois dígitos, representando 9,86%. Em contrapartida, a demanda não seguiu o mesmo ritmo e avançou 4,34%. O fator de aproveitamento caiu 4,34%, atingindo 76,07% e o número de passageiros chegou à marca de 580 mil (+10,93%). Além dos números divulgados, o que preocupa o presidente da Abear é a “queda de 8,5% da tarifa média doméstica”, à parte da queda de 0,3% na queda do faturamento, como anunciado pelo relatório trimestral da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Para o dirigente, os números incômodos refletem em oportunidades para o consumidor de lazer. “Quem quer viajar, tanto para dentro do País ou internacional, encontra passagens muito baratas”, enfatizou.
DOMÉSTICO VS. INTERNACIONAL
A Tam liderou o mercado nacional, com 37,84% de market share, seguida de perto pela Gol, com 34,46%, Azul, que obteve 18%, e Avianca, que somou 9,70%. No referente ao mercado internacional, a Tam somou mais de ¾ da fatia, totalizando 77,68% de participação, seguida, por Gol (14,88%), Azul (7,38%) e Avianca, que não chegou a somar 1%.
Para o primeiro trimestre de 2015, o doméstico apresenta os seguintes números: 4,01% em ampliação ante o mesmo período do último ano, a demanda aumentou 5,65% e aproveitamento de +1,26%, chegando a 80,92%. No período, foram 24,2 milhões (+3,88%) de passageiros transportados. Quanto ao internacional, a oferta apresentou um acréscimo de 14,03% para uma demanda a qual registrou um incremento de 15,07%. A taxa de ocupação avançou menos de 1%, totalizando 0,73 pontos percentuais, transportando 1,8 milhão de viajantes (+17,85%) nos três primeiros meses do ano.
No período, a oferta doméstica teve aumento de 3,27%, enquanto a demanda apresentou um acréscimo de 3,01%. Em contrapartida, o fator aproveitamento no mercado nacional obteve um decréscimo de 0,19%, totalizando 77,46%, e o número de passageiros chegou a 7,7 milhões, um incremento de 2,62%. Segundo Sanovicz, os números, ainda que positivos, “mostram que a velocidade de crescimento tem diminuído nos últimos meses e a tendência para o restante do ano é de estabilidade”.
Em relação ao mercado internacional, a oferta apresentou aumento de quase dois dígitos, representando 9,86%. Em contrapartida, a demanda não seguiu o mesmo ritmo e avançou 4,34%. O fator de aproveitamento caiu 4,34%, atingindo 76,07% e o número de passageiros chegou à marca de 580 mil (+10,93%). Além dos números divulgados, o que preocupa o presidente da Abear é a “queda de 8,5% da tarifa média doméstica”, à parte da queda de 0,3% na queda do faturamento, como anunciado pelo relatório trimestral da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Para o dirigente, os números incômodos refletem em oportunidades para o consumidor de lazer. “Quem quer viajar, tanto para dentro do País ou internacional, encontra passagens muito baratas”, enfatizou.
DOMÉSTICO VS. INTERNACIONAL
A Tam liderou o mercado nacional, com 37,84% de market share, seguida de perto pela Gol, com 34,46%, Azul, que obteve 18%, e Avianca, que somou 9,70%. No referente ao mercado internacional, a Tam somou mais de ¾ da fatia, totalizando 77,68% de participação, seguida, por Gol (14,88%), Azul (7,38%) e Avianca, que não chegou a somar 1%.
Para o primeiro trimestre de 2015, o doméstico apresenta os seguintes números: 4,01% em ampliação ante o mesmo período do último ano, a demanda aumentou 5,65% e aproveitamento de +1,26%, chegando a 80,92%. No período, foram 24,2 milhões (+3,88%) de passageiros transportados. Quanto ao internacional, a oferta apresentou um acréscimo de 14,03% para uma demanda a qual registrou um incremento de 15,07%. A taxa de ocupação avançou menos de 1%, totalizando 0,73 pontos percentuais, transportando 1,8 milhão de viajantes (+17,85%) nos três primeiros meses do ano.