Artur Luiz Andrade   |   30/04/2015 09:48

Mulheres são menos de 5% entre CEOs de aéreas

Um dos paineis do Capa Americas Aviation Summit, realizado no Hilton Lake Las Vegas, perguntou: "por que as mulheres não presidem mais companhias aéreas?". Um levantamento da Korn Ferry apresentado no debate mostrou que elas são menos de 5% dos CEOs de empresas aéreas no mundo.

LAS VEGAS - Um dos paineis do Capa Americas Aviation Summit, realizado no Hilton Lake Las Vegas, perguntou: "por que as mulheres não presidem mais companhias aéreas?". Um levantamento da Korn Ferry apresentado no debate mostrou que elas são menos de 5% dos CEOs de empresas aéreas no mundo. E a região sem uma presidente mulher sequer é a América do Norte. Nem Canadá, nem Estados Unidos ou México têm uma companhia aérea presidida por uma mulher.

A jornalista Mary Kirby, da Runaway Girl Network, não tem dúvidas sobre o motivo: sexismo, preconceito puro. Uma das conclusões do painel é que as mulheres só irão liderar mais e mais empresas depois que os próprios homens não apenas as chamarem, mas começarem a promover suas competências.

O presidente do grupo Air Asia, Tony Fernandes, esteve no evento e falou, entre outras coisas, do programa que tem para a ascensão de mulheres a cargos como comandante e altos executivos. Quem comanda a Air Asia na Malásia é uma mulher. "E uma de nossas comandantes foi miss Tailândia, ficando em quinto lugar no concurso de miss Universo. Isso ninguém tem".

Enquanto a América do Norte (e também a Central) não têm mulheres no comando, na América do Sul são três, a brasileira Claudia Sender, à frente da Tam, e ainda as presidentes da Avianca Ecuador e Avianca Peru. Na Europa, a Easyjet é presidida por uma mulher, assim como a aérea do Grupo Tui. Na Rússua, a Yakutia e a Transaero têm mulheres no comando.

Outros países com presidentas em companhias aéreas: Síria, Kuwait, Tunísia, República do Congo, Tanzânia, Índia (duas empresas), China, Austrália, Filipinas (também duas) e Malásia. Segundo a Capa, organizadora do evento, o número de mulheres no comando de empresas aéreas caiu nos últimos quatro anos.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Travelport, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.