Henrique Santiago   |   26/06/2015 15:48

AF nega demissão de 3,3 mil funcionários; entenda o caso

Na manhã de hoje, o jornal francês Le Monde publicou uma extensa matéria informando que a Air France planeja demitir 3,3 mil funcionários, dos quais três mil de terra e 300 pilotos

Na manhã de hoje, o jornal francês Le Monde publicou uma extensa matéria informando que a Air France planeja demitir 3,3 mil funcionários, dos quais três mil de terra e 300 pilotos.

Esta iniciativa supostamente acompanharia a já anunciada decisão de cortes de ofertas em voos de longa distância, medida que afetou rotas no Brasil. Segundo o CEO da companhia, Frédéric Gagey, a empresa precisa recuperar a receita por passageiro, que apresentou uma queda de 7% em abril ante março anterior. O plano da companhia, anunciado em 15 de junho, prevê cortes de 80 milhões de euros. Gagey, no entanto, não confirma as demissões.

Poucas horas depois, a Air France divulgou um comunicado desmentindo a publicação do periódico. O documento atesta que a companhia “vai acessar a situação financeira, pontuar as negociações e o número de pessoas que assinaram os dois Planos de Demissão Voluntária (tripulação de cabine e equipe de terra)”.

Ainda, a companhia aérea planeja tomar uma decisão a fim de decidir a medida necessária para garantir o seu futuro. “Próximo à temporada de verão, o que é crucial para os resultados de 2015, nós fazemos tudo o que podemos para os nossos clientes”, finalizou o documento.

Desde 2012, a companhia aérea demitiu nove mil funcionários e retirou de 15 a 20 aviões da frota. A empresa negocia mudanças na jornada de trabalho com alguns sindicatos, incluindo os de comissários, visando aumentar, a partir de 2016, as horas anuais trabalhadas de 650 para 750 na categoria.

LEIA MAIS:
Air France anuncia série de cortes; Brasil é afetado
Air France corta oferta em Brasília e no Rio de Janeiro

Tópicos relacionados