Artur Luiz Andrade   |   10/07/2015 15:54

Airbus e amador disputam pioneirismo em avião elétrico

O Airbus Group estava planejando realizar o primeiro voo com um avião movido a energia elétrica sobre o canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, mas foi surpreendida com o anúncio de que o aviador Hugues Duval realizou o feito antes.

O Airbus Group estava planejando realizar o primeiro voo com um avião movido a energia elétrica sobre o canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, mas foi surpreendida com o anúncio de que o aviador Hugues Duval realizou o feito antes. Na noite de quinta-feira, 9, Duval e sua aeronave Cri Cri, movida a bateria de litium e por motores elétricos da Electavia, empresa francesa, cruzaram o canal entre Kent e Calais. O e-Fan da Airbus realizou o mesmo voo nesta sexta-feira, 10, pela manhã.

Segundo a Bloomberg, o Cri Cri teve decolar preso a outra aeronave (devido a uma proibição das autoridades locais) e depois foi desconectado e iniciou seu voo, diferentemente do avião da Airbus, de dois lugares, que fez o percurso completo, a partir da pista, por conta própria.

O primeiro aviador a cruzar o Canal da Macha foi o francês Louis Bloriot, em 1909.

Assista ao vídeo na Bloomberg: bloom.bg/1ftGmcc

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18730 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.