Roberta Queiroz   |   22/09/2015 18:11

Governo federal finaliza plano aéreo para Rio 2016

A Secretaria de Aviação da Presidência da República (SAC) acaba de finalizar a cartilha para padronizar a operação dos 39 aeroportos que atenderão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A Secretaria de Aviação da Presidência da República (SAC) acaba de finalizar a cartilha para padronizar a operação dos 39 aeroportos que atenderão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Em sua primeira versão, o Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil estabelece uma ação coordenada e integrada entre operadores aeroportuários e órgãos do sistema nacional de aviação civil.

O documento, desenvolvido com o auxílio do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), ainda define normas, procedimentos e fluxos de gestão e operação para áreas como Segurança e Defesa, Recursos Humanos e Treinamento, Melhorias de Conforto, Acessibilidade, Gerenciamento de Infraestrutura e Capacidade.

MALHA AÉREA
O plano é baseado na experiência adquirida pelo Brasil durante eventos como a Copa do Mundo de 2014 e a Conferência das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012.

No total, 39 aeródromos, situados nas cidades-sede e a uma distância máxima de 200 quilômetros delas, serão impactados pelas medidas. A coordenação não afetará os horários dos voos comerciais regulares, porém, pousos e decolagens de aviões executivos terão suas operações condicionadas à disponibilidade de horário e espaço para pouso.

O governo federal irá monitorar toda a operação a partir de uma Sala de Comando e Controle, localizada no Rio de Janeiro, que deve funcionar de 20 de julho a 24 de setembro do próximo ano, 24 horas por dia, e com representantes de todos os órgãos públicos envolvidos. Técnicos da Secretaria de Aviação estarão presentes nas chegadas e partidas de voos nacionais e internacionais, principalmente, nas datas de competições de maior procura para acompanhar a movimentação.

"Além de seguirmos a enciclopédia técnica, queremos que a Olimpíada nos credencie internacionalmente como País especialista em recepção humanizada. Não basta proteger bagagens, implantar fluxos, seguir as regras – o bom atendimento de um aeroporto diz respeito às pessoas", esclarece o ministro da Aviação, Eliseu Padilha.

DEMANDA ESTIMADA
De acordo com o diagnóstico construído pela Secretaria de Aviação, com base na experiência olímpica de Londres 2012, os aeroportos deverão registrar pelo menos quatro picos de movimentação de passageiros durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Atualmente, o recorde de movimentação diária nos aeroportos no País foi de 100 mil passageiros, registrado durante a Jornada Mundial da Juventude, há dois anos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS