Henrique Santiago   |   22/10/2015 09:41

Mesmo com cortes, AF-KLM crescerá 1,5% no inverno

A Air France-KLM divulga sua programação para o inverno europeu 2015-2016. Entre 25 de outubro e 26 de março, a capacidade total do grupo irá crescer 1,5% em oferta em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em meio a greves de funcionários e possíveis demissões, a Air France-KLM divulga sua programação para o inverno europeu 2015-2016. Entre 25 de outubro e 26 de março, a capacidade total do grupo crescerá 1,5% em oferta, em comparação ao mesmo período do ano passado. Enquanto diversas regiões do mundo ganharão frequências adicionais, o Brasil passará por uma reformulação na malha.

Parte desse crescimento se deve às operações da malha de passageiros de longa distância (+1,7%) e pela low cost Transavia (+9,1%). Parte da estratégia é reduzir as operações de médio curso em 1,8%.

No Brasil, o grupo franco-holandês irá reduzir as operações para Rio de Janeiro (11 voos semanais) com um Boeing 787 Dreamliner da KLM, São Paulo (13 voos semanais, exceto no Natal) e a rota para Brasília terá uma aeronave com 100 assentos a menos. O B777-200 (309 lugares) dará lugar a um A320 (208 assentos).

Por outro lado, mercados vizinhos foram expandidos para o período de inverno europeu. Bogotá e Cali, na Colômbia, a partir de Amsterdam-Schiphol, terão três frequências semanais cada, complementando o voo diário da Air France entre Paris e Bogotá. A KLM irá aumentar sua oferta para quatro saídas por semana em Buenos Aires e Santiago.

AMÉRICA DO NORTE
Diferente da América do Sul, em que o maior País do continente perdeu frequências, o grupo franco-holandês amplia a capacidade nos Estados Unidos com rotas entre os dois hubs de ambas as transportadoras e no centro de conexões da Delta em Atlanta, bem como na Costa Oeste americana. Serão 56 voos semanais para a cidade norte-americana como parte do joint venture transatlântico.

Para o Oeste, Paris-Los Angeles terá um voo adicional operado três por semana. A cidade de Boston terá uma nova saída diária a partir de Paris-Charles de Gaulle.

O Canadá ganhará três frequências semanais no inverno europeu para Vancouver a partir de Paris e Edmonton por Amsterdam. O acordo com a Westjet permite o acesso a 38 rotas.

AMÉRICA CENTRAL E CARIBE
A partir de janeiro do ano que vem, a Air France terá três voos semanais para a Cidade do México com um A380. Em março, a aeronave conectará as duas cidades diariamente. Para a Cidade do Panamá, a Air France incrementa a malha com seis voos semanais.

Já a partir do primeiro mês de 2016, a capital cubana, Havana, ganhará uma frequência adicional por semana tanto em Paris quanto em Amsterdãm. Para as Antilhas francesa e holandesa, as companhias acrescentarão assentos adicionais entre dezembro e março para Saint Martin, Fort de France, Pointe-à-Pitre, Aruba e Bonaire.

ÁSIA E ORIENTE MÉDIO
Dada a baixa demanda no Japão, a Air France-KLM suspenderá os voos para Fukuoka a partir de 5 de janeiro de 2016. Além disso, haverá menos frequências para Tóquio, ainda não detalhadas em números. A francesa opera dez serviços semanais para a cidade japonesa. Ainda, Osaka passará por um corte, passando por até seis saídas na semana pela francesa e até cinco pela holandesa.

No sudeste asiático, a Air France anula seus serviços para Kuala Lumpur (Malásia) a partir do Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle. O destino, porém, ainda será operado pela KLM de Amsterdam-Schiphol diariamente. Na Índia, a francesa amplia sua capacidade para Bangalore com seis voos semanais operados pelo Boeing 777-200.

Referente ao Oriente Médio, a KLM inaugurará o novo Boeing 787 em três destinos: Abu Dhabi, Bahrain e Dubai.

ÁFRICA E OCEANO ÍNDICO
Dentro do continente africano, Air France e KLM aumentarão a oferta para Luanda (Angola) em seus voos semanais. Para a época de Natal, Abidjan (Costa do Marfim) terá uma quarta frequência operada com um A380. A rota para Madagascar terá um Boeing 777-200 entre novembro e dezembro deste ano.

O leste africano ganhará novos voos circulares para Kilimanjaro, Dar es Salaam (Tanzânia), Kigali (Ruanda) e Entebbe (Uganda). Os números, porém, não foram divulgados pelo grupo, que destaca o crescimento da KLM na região mesmo com a redução de voos diretos.

EUROPA
Com operação classificada como “estável” no velho continente, a Air France anuncia a suspensão dos serviços para Vigo (Espanha), Verona (Itália) e Stavanger (Noruega).

A low cost Transavia acredita em destinos populares dentro da Europa. No total, a companhia aérea servirá 72 destinos em 24 países. Neste inverno, três novos Boeing 737-800 serão entregues, totalizando 49 aeronaves até o final da temporada. A operação será ampliada, ainda que sem mais detalhes, para Barcelona (Espanha), Berlim (Alemanha), Viena (Áustria), Eindhoven (Holanda), Copenhague (Dinamarca), Innsbruck, Salzburg (Áustria) Thessalonica (Grécia), Tel Aviv (Israel), Bari (Itália), Paris-Orly (França) e Larnaca (Chipre).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS