Antonio R. Rocha   |   27/10/2015 13:03

PE, CE e RN seguem otimistas na luta por hub Latam

Continua repercutindo, intensa e diariamente, no Nordeste, o resultado do estudo que a consultoria internacional Arup apresentou, na quinta-feira passada, sobre as possibilidades técnicas aeroportuárias de Pernambuco, Ceará ou Rio Grande do Norte sediar um hub da Latam na região.

Continua repercutindo, intensa e diariamente, no Nordeste, o resultado do estudo que a consultoria internacional Arup apresentou recentemente sobre as possibilidades técnicas aeroportuárias de Pernambuco, Ceará ou Rio Grande do Norte sediar um hub da Latam na região.

Além de dirigentes e técnicos da Anac e e da Secretaria de Aviação Civil, cada Estado teve direito a mandar representantes para a reunião. Ao contrário do primeiro encontro, em setembro, quando parlamentares dos três Estados também estiveram presentes e tiveram acesso ao relatório da Oxford Economics, desta vez o encontro contou basicamente com secretários de Turismo dos três concorrentes.

Cada Estado, porém, fez sua "leitura", com peculiar otimismo. A possibilidade de sediar o hub da Latam mexe com previsões econômicas e com a própria mídia. Numa rápida análise, recente, das capas e do conteúdo editorial dos principais jornais de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, não se chega a qualquer conclusão. Todos se consideram aptos e favoritos.

O relatório da Arup, porém, indicou que o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, precisa construir um novo terminal do lado oposto à atual pista. O problema é que a área pertence ao Exército. O entrave, de qualquer forma, não desanimou o trade turístico pernambucano.

Já para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, a sugestão da Arup é mais simples: seguir com a ampliação já prevista no Plano Diretor do município, que prevê substancial aumento do entorno do terminal. Tal recomendação trouxe otimismo ainda maior à capital potiguar, que se considera favorita desde o início da "competição".

Ainda segundo a Arup, o aeroporto de Fortaleza também precisa de expansão do terminal já existente e aumento da área física para uma nova pista e um melhor armazenamento de carga. O espaço próximo, onde poderia haver o investimento, também está sendo utilizado pela Força Aérea Brasileira (Fab), tal como ocorre em Recife.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS