Henrique Santiago   |   06/11/2015 18:54

Latam adia anúncio de sede do hub Nordeste; confira

O Grupo Latam informou o adiamento da decisão em razão do prazo de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária. O anúncio seria feito inicialmente em dezembro deste ano.

Natal, Fortaleza ou Recife? Estas três capitais estão envolvidas em um dos assuntos mais discutidos do ano: o hub da Latam no Nordeste. Mas a resposta não será anunciada tão cedo. Pelo menos não até o primeiro semestre de 2016. O Grupo Latam informou o adiamento da decisão em razão do prazo de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária. O anúncio seria feito inicialmente em dezembro deste ano.

A infraestrutura dos aeroportos é um dos três fatores de decisão estabelecidos pela companhia, que também incluem paralelamente a experiência do cliente e a competitividade em custos. Neste momento, esses requisitos estão igualmente em análise.

“Esses critérios precisam estar muito bem definidos e neste momento o cenário não oferece ainda as condições necessárias para esta tomada de decisão. Continuaremos a avaliar todos os requisitos essenciais da infraestrutura aeroportuária e da competitividade de custos”, destacou a presidente da Tam, Claudia Sender.

Enquanto se especula a possível vitória de Natal ou Recife, os aeroportos das três capitais nordestinas discutem adaptações técnicas para receber o centro de conexões. O encaminhamento dessas discussões dependerá de um conjunto de avaliações, que envolverá esferas governamentais e concessionários para o aprofundamento dos requisitos apresentados nos estudos técnicos realizados pelas consultorias Arup e Oxford Economics.

IMPACTO ECONÔMICO
Entre os estudos externos concluídos, se destaca a movimentação de dois milhões de passageiros adicionais em 24 aeronaves simultaneamente em 2018. Em 20 anos, o número chegaria a 3,2 milhões em 36 aeronaves. A quantidade de viajantes por hora-pico passaria de 2,5 mil a três mil para quatro mil em duas décadas.

A consultoria também estima um crescimento adicional do PIB das três cidades de 5% a 7%, considerando a média de cinco anos de operação. Neste período, o centro de conexões deve gerar de 34 mil a 42 mil novos empregos no Nordeste.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS