Renê Castro   |   26/11/2015 12:16

Para Abear, nova lei dos aeronautas deve gerar prejuízos

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o Projeto de Lei nº 8.255, que dispõe sobre o exercício da profissão dos tripulantes de aeronaves,

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o Projeto de Lei nº 8.255, que dispõe sobre o exercício da profissão dos tripulantes de aeronaves, aprovado nesta quarta (25) pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), da Câmara dos Deputados, deve provocar redução de 10% a 20% na malha, demissões na mesma proporção, além de queda na competitividade das empresas aéreas brasileiras.

Segundo a entidade, a aprovação da legislação acontece em um momento em que a demanda pelo transporte aéreo doméstico sofre retração motivada pela crise econômica e as companhias enfrentam forte aumento nos custos operacionais, ocasionado pela alta do dólar e pelo reajuste de tarifas aeroportuárias.

“No cenário ruim como o que vivemos hoje, em que especialistas e dados não apontam melhoras para a economia nos próximos três anos, o projeto como aprovado gera custos que irão impactar fortemente a produtividade das aéreas brasileiras”, afirma o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Entre as mudanças que irão onerar as empresas, o presidente destaca o aumento do número de folgas, que “vai na contramão do contexto atual, em que todo o Brasil trabalha para flexibilizar as leis trabalhistas e manter a sustentabilidade de importantes setores da economia”, diz.

O projeto dos aeronautas agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e retorna ao Senado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS