Artur Luiz Andrade   |   12/11/2015 22:38

Tap conclui venda e Azul parabeniza David Neeleman

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras enviou comunicado ao mercado parabenizando seu fundador e CEO, David Neeleman, e o Consórcio Atlantic Gateway, pela conclusão do processo de privatização da Tap com a assinatura da compra de 61% da aérea portuguesa.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras enviou comunicado ao mercado parabenizando seu fundador e CEO, David Neeleman, e o Consórcio Atlantic Gateway, pela conclusão do processo de privatização da Tap com a assinatura da compra de 61% da aérea portuguesa. A finalização do acordo ocorreu nesta quinta-feira, 12, em Lisboa.

Será criado um Conselho de Administração novo, presidido por Humberto Pedrosa, sócio de David Neeleman no consórcio Atlantic Getaway. O filho de Pedrosa, David Pedrosa, deve fazer parte, assim como nomes da aviação mundial e uma indicação de Neeleman. Fernando Pinto, presidente da "nova Tap", será o único membro mantido no novo conselho.

"Sem dúvida, essa aquisição trará uma série de benefícios para Portugal e para o Brasil. O país lusitano é a principal porta de entrada dos brasileiros na Europa e vice-versa. A Tap é líder nesse mercado e está presente em 11 cidades brasileiras, operando uma série de voos de Norte a Sul do Brasil. A Azul deseja muito sucesso a ele a ao grupo de investidores nesse novo desafio à frente de uma das mais importantes empresas aéreas da Europa", continuou a Azul no seu comunicado.

A capitalização da Tap era considerada urgente e as novas diretrizes da empresa devem ser anunciadas nesta sexta-feira, 13. A companhia deve receber 338 milhões de euros, 270 milhões dos quais entregues com a conclusão da transação, em duas fases, 150 milhões imediatamente e o restante até julho de 2016.

O Conselho de Ministros de Portugal justificou assim a aprovação da venda:

"O Conselho de Ministros aprovou a minuta final do acordo relativo à conclusão do processo de reprivatização da Tap - Transportes Aéreos Portugueses, S.A., cuja celebração, e consequente entrada imediata de fundos na companhia, constitui uma necessidade urgente e inadiável para a salvaguarda dos interesses públicos prosseguidos pela empresa.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.