Henrique Santiago   |   19/01/2016 18:32

Em briga com americanas, Qatar pode deixar Oneworld

A mais recente das polêmicas envolve o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker. Sempre disposto a falar, o executivo ameaçou, em coletiva de imprensa para anunciar o voo diário para Los Angeles, deixar a aliança Oneworld.

A “Guerra Fria” entre companhias aéreas norte-americanas e do Golfo Pérsico parece longe de ter um fim. A mais recente das polêmicas envolve o CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker. Sempre disposto a falar, o executivo ameaçou, em coletiva de imprensa para anunciar o voo diário para Los Angeles, deixar a aliança Oneworld.

O motivo, de acordo com ele, seria a disputa com a American Airlines, a quem ele atribui a tentativa de bloqueio de expansão dentro dos Estados Unidos. “Ninguém nos incomoda. Se a American Airlines não quer trabalhar honestamente conosco, nós vamos consultar as demais e poderíamos formar nossa ‘mini-aliança’ se quiséssemos”, disse ele.

Acusada pelas três grandes transportadoras dos Estados Unidos – American, Delta e United – de serem protegidas pelos governos do Catar e dos Emirados Árabes em subsídios na ordem dos US$ 42 bilhões, esta é a primeira vez que a Qatar ameaça deixar a aliança.

Até o momento, a empresa de Akbar Al Baker opera voos dentro dos Estados Unidos em Nova York, Washington, Filadélfia, Miami, Dallas, Houston, Los Angeles e, em breve, adicionará Boston e Atlanta à malha.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS