Da Redação   |   29/01/2016 17:21

Fornatur lamenta cortes orçamentários para o Turismo

Dirigentes da Embratur apresentaram ontem (28), na 85ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes do Turismo (Fornatur), as diretrizes do instituto para este ano.

Dirigentes da Embratur apresentaram ontem (28), na 85ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes do Turismo (Fornatur), em Brasília, as diretrizes do instituto para este ano.

Entre elas, estão a potencialização das ações de promoção, aproveitando o período de exposição dos Jogos Rio 2016; o fomento a parcerias com o intuito de ampliar a capacidade de atuação; a intensificação do uso de ferramentas digitais para facilitar o acesso a informações sobre o destino Brasil; o incentivo a ações em apoio à comercialização; e a intensificação da estratégia de abertura de mercados em países potenciais.

O secretário de Turismo do Governo do Distrito Federal e presidente do Fornatur, Jaime Recena, ressaltou a preocupação com os cortes orçamentários para o turismo, destacando a importância de se encontrar uma alternativa, tendo em vista a importância do setor para a agenda econômica do Brasil. “O turismo pode e deve contribuir cada vez mais para a geração de emprego e renda”, destacou Recena.

O diretor de Administração e Finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, também apresentou o novo portal Visit Brasil aos participantes do fórum. “A Embratur se faz presente para dialogar e dar transparência às ações planejadas para este ano. Buscamos contribuições dos Estados para aprimorar a efetividade das ações que fomentam a entrada de turistas estrangeiros e a geração de divisas no Brasil”, afirmou Neto.

Na ocasião, também foi apresentado pelo Ministério do Turismo o organograma de sua nova estrutura, em concordância com a redução de custos do governo federal, e o diretor do Departamento de Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, Rogério Cóser, divulgou iniciativas voltadas à atração de investimentos internacionais.

No encontro também foram apresentadas as contribuições dos Estados para a finalização do Plano Nacional de Turismo 2016-2019, que é elaborado pelo Ministério do Turismo e apresentará orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Brasil para os próximos quatro anos.

Tópicos relacionados