Renê Castro   |   12/01/2016 16:06

IAG duela com Lufthansa para ser 2º grupo aéreo da Europa

O Grupo IAG, composto por British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus, conquistou em 2015 o posto de segundo maior grupo aéreo europeu por volume de tráfego transportado em RPK, ultrapassando o grupo Lufthansa.

DO PRESSTUR
O Grupo IAG, composto por British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus, conquistou em 2015 o posto de segundo maior grupo aéreo europeu por volume de tráfego transportado em RPK, ultrapassando o grupo Lufthansa.

Segundo dados fornecidos pelos grupos, a aquisição da irlandesa Aer Lingus foi determinante para a ascensão do IAG, bem como o crescimento das subsidiárias espanholas. Com isso, o conglomerado liderado por Willie Walsh totalizou 221,9 milhões de passageiros x quilômetros voados, um crescimento de 9,6%, se comparado com a performance em 2014. Já o Grupo Lufthansa teve aumento em 2,7% em RPK, chegando a 220,4 milhões de passageiros.

Quem ostenta os maiores números, porém, é o grupo Air France-KLM que, incluindo a low cost Transavia, manteve a liderança na Europa com 255,8 milhões de RPK, com um aumento em 3% em 2015. Entre os atributos que levam o grupo Air France-KLM ao sucesso está o fato de ter a maior capacidade aérea no mercado, com um total de 299,3 milhões de lugares disponíveis x quilómetros voados (ASK), número que supera em 25,3 milhões o Grupo Lufthansa e 26,6 milhões o IAG.

DESEMPENHO
Na comparação, o IAG foi o que apresentou melhor performance em 2015. Além da já citada aquisição da Aer Lingus, a recuperação da Iberia resultou em um aumento de capacidade em 8,2% ou 20,7 milhões de ASK, enquanto a capacidade do Grupo Air France-KLM aumentou 2,5% ou 7,2 milhões de ASK. O Grupo Lufthansa foi o que menos cresceu, com incremento de 2,2% ou 5,8 milhões de ASK.

Embora as operações de longo curso sejam a marca das atividades dos grupos aéreos de rede, representando, no caso do IAG, 69,6% dos RPK em 2015, foi o movimento intra-europeu que mais contribuiu para a conquista de território. Isso porque o IAG cresceu 18,9% de RPK em voos intra-europeus, quando o Air France-KLM teve observou apenas 2,3% de aumento e o Lufthansa, 1,1%.
Em voos intercontinentais, o IAG foi também o grupo que mais cresceu, com um aumento de 6%, enquanto o Lufthansa teve 3,4% e o Air France-KLM, 3,2%.

Em número de passageiros embarcados, outro destaque para o IAG, com aumento de 14,2%, totalizando 88,3 milhões de clientes em 2015. O resultado manteve o grupo na terceira posição da Europa, atrás do líder Lufthansa, com 107,6 milhões (+1,6%), e do vice Air France-KLM (+2,8%), com 89,8 milhões.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS