Roberta Queiroz   |   06/01/2016 15:46

Recorde: 2015 foi o ano mais seguro da aviação comercial

Segundo a última pesquisa do instituto holandês Aviation Safety Network (ASN), o ano de 2015 registrou o menor número de acidentes de todos os tempos. O

Segundo a última pesquisa do instituto holandês Aviation Safety Network (ASN), o ano de 2015 registrou o menor número de acidentes aéreos de todos os tempos. O ASN monitora acidentes e incidentes aeronáuticos há quase 20 anos e contabilizou 16 acidentes fatais e 560 mortes pelo mundo durante o período.

Além de primeiro colocado em segurança, as estatísticas fazem de 2015 o quinto ano mais seguro em termos de óbito. A organização trabalha com a média anual de tráfego aéreo de 34 milhões de voos, portanto, um acidente ocorreu a cada 4,8 milhões de voos.

O presidente do instituto, Harro Ranter, dispensou o tom de surpresa ao justificar o recorde. “Desde 1997, o número médio de acidentes de avião com passageiros mostrou um declínio constante e persistente. Em grande parte, graças aos esforços conduzidos à segurança por organizações internacionais de aviação como Icao, Iata, Flight Safety Foundation e da indústria do setor", disse.

RETROSPECTIVA
Os piores acidentes do ano aconteceram no deserto do Sinai, no Egito, e na França. No primeiro caso, a queda de um Metrojet A321 resultou na morte de 224 civis. A investigação ainda está em curso, porém, a maioria das pistas indica que as pessoas foram vítimas de um ato de terrorismo. Já no segundo episódio, um A320 caiu após o suicídio do co-piloto. Se não fossem os dois acontecimentos, o numero de óbitos cairia para 186.

Confira abaixo outros dados do ano:


(fonte: Aviation Safety Network)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS