Renê Castro   |   17/02/2016 17:29

Acordo deve encerrar briga de aéreas e aeronautas

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, formulou nova proposta de conciliação da convenção coletiva para o setor da aviação civil, anunciada em audiência hoje, em Brasília.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, formulou nova proposta de conciliação da convenção coletiva para o setor da aviação civil, anunciada em audiência hoje, em Brasília. Aeronautas e aeroviários vão levar para assembleias a proposta já aceita pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

O acordo prevê o reajuste de salários e pisos de 5,5% na folha de fevereiro e mais 5,5% na folha de maio deste ano (totalizando 11%), o reajuste retroativo a dezembro de 11% nos benefícios e o pagamento de abono de 10% do salário em uma parcela, com piso mínimo de R$ 300.

Além disso, o ministro propôs a criação de comissões paritárias para debater os seguintes temas: passe livre, o período oposto, a folga mensal agrupada e a escala de cinco dias de trabalho para um dia de folga.

"Esta é uma proposta justa para o contexto econômico de crise que o país vive e para a situação deficitária que as empresas aéreas apresentam", afirmou o ministro Ives Gandra, ao final da audiência.

Os representantes sindicais terão até 22 de fevereiro para informar a vice-presidência do TST sobre o resultado das respectivas assembleias.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS