Rafael Faustino   |   24/02/2016 19:06

Edital para conceder mais aeroportos sai até junho

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, disse hoje (24) que os editais de licitação para concessão dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis deverão ser publicados até junho deste ano.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, disse hoje que os editais de licitação para concessão dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis deverão ser publicados até junho deste ano. Segundo ele, o cronograma está dentro do previsto e os projetos já foram encaminhados ao Tribunal de Contas da União.

O ministro espera que a análise dos estudos de viabilidade seja concluída nas próximas semanas. Depois desta fase, as minutas do edital serão postas em audiência pública por um período de 30 dias. Com o fim do prazo, o edital pode ser publicado.

Segundo Ramalho, o modelo de concessão será semelhante ao utilizado nos aeroportos do Galeão, de Viracopos, de Confins e de Brasília, onde a empresa vencedora fica responsável pela administração e pelas obras de modernização e ampliação.

Já no aeroporto de Goiânia, será concedida uma área para exploração de um parceiro privado, o que também será feito em Congonhas. “Nos aeroportos administrados pela Infraero vamos seguir este modelo de buscar consórcios privados para expansão de atividades comerciais, com hotéis, lojas e centros de convenções. Vamos continuar também a política de concessão, de modo que vamos ter no Brasil diversos operadores de aeroportos, porque entendemos que a concorrência de vários operadores é muito benéfica. Um aeroporto passa a querer melhorar e competir com o outro e, no fim, o beneficiado é o passageiro”, afirmou.

PARTICIPAÇÃO DA INFRAERO
O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, que acompanhou hoje o ministro durante uma visita às novas instalações e obras de recuperação do Aeroporto Santos Dumont, informou que o governo está avaliando a criação de uma holding que congregará a participação da empresa nos aeroportos privados. “Isto, em estudos no âmbito da Secretaria de Aviação Civil, no Ministério do Planejamento e na própria Infraero. A intenção, no futuro, é abrir o capital desta empresa. Acreditamos que no ano de 2016 este fator esteja resolvido”, ressaltou.

Segundo Vale, o projeto de reestruturação da Infraero prevê a perda dos aeroportos de Fortaleza, de Salvador, de Porto Alegre e de Florianópolis a partir de 2017 e, com isso, começou a ser analisada a criação da empresa.

Tópicos relacionados