Paula Daidone   |   18/02/2016 12:17

Tap adapta aeronaves para reduzir emissão de CO2

A Tap é a primeira companhia aérea na Europa a efetuar a modificação em suas aeronaves para voar com dispositivo que reduz a emissão de CO2. Instalados na ponta das asas dos aviões, a tecnologia melhora a aerodinâmica aumentando a sua eficiência no consumo de combustível

A Tap é a primeira companhia aérea na Europa a efetuar a modificação em suas aeronaves para voar com sharklet, dispositivo que reduz a emissão de CO2. Instalados na ponta das asas dos aviões, a tecnologia melhora a aerodinâmica aumentando a sua eficiência no consumo de combustível em cerca de 4%. Além disso, o dispositivo promove a extensão da vida operacional do avião em 36 mil horas de voo, além de permitir a possibilidade de operar em rotas mais longas.

O primeiro avião da frota a receber o dispositivo foi o A320 CS – TMW ‘Luísa Todi’. A implementação do sharklet foi realizado no centro de Manutenção e Engenharia da Tap, em Lisboa. Cerca de 10 mil elementos de ligação do avião foram substituídos e 20% da estrutura metálica da asa foi removido.

Ao todo, 12 aeronaves da família A320 serão modificadas para receber o dispositivo sharklet. O investimento está orçado em 11 milhões de euros, e a companhia pretende reaver esse montante, aos preços atuais de combustível, em cerca de dois anos e meio. A conclusão do projeto está prevista para o final de 2017.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Paula Daidone

Paula Daidone tem 319 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS