Movida

Rafael Faustino   |   29/02/2016 14:43

Veja 5 tecnologias que mudarão a aviação para sempre

Já não é novidade dizer que a tecnologia muda, a cada dia, nossa relação com o mundo e as pessoas. Mas essa revolução tecnológica caminha para dar saltos ainda maiores, e atingirá em cheio as viagens aéreas.

PANROTAS / Emerson Souza
Controlar o entretenimento a bordo com smartphones será uma realidade em breve.
Controlar o entretenimento a bordo com smartphones será uma realidade em breve.
Já não é novidade dizer que a tecnologia muda, a cada dia, nossa relação com o mundo e as pessoas. Mas essa revolução tecnológica caminha para dar saltos ainda maiores, e atingirá em cheio as viagens aéreas.

Na recente Singapore Airshow, maior feira do setor na Ásia, muitas dessas novidades foram apresentadas ao público. O evento teve foco em tecnologias emergentes, e especialistas presentes indicaram cinco inovações tecnológicas que mudarão para sempre a experiência de voar. Veja quais são:

AVIÕES FEITOS EM IMPRESSORAS 3D

Recentemente, o desenvolvimento do Airbus 350 esteve perto de sofrer atrasos que comprometeriam todo seu calendário de lançamento. Para resolver o problema, mais de mil peças foram feitas em impressoras 3D, um recorde na aviação comercial.

Fabricar um avião inteiro em impressoras 3D ainda é um sonho distante, segundo o gerente geral da Stratasys na Ásia do Sul e Pacífico. Mas os benefícios desse método já são conhecidos, como o fato de deixar as peças até 55% mais leves, e a redução de 90% no uso de matérias primas em relação aos métodos tradicionais. E essa tecnologia só deve seguir avançando.

ENTRETENIMENTO MULTIPLATAFORMA

A telinha no assento dos aviões tende a ganhar muito mais opções de entretenimento. O sistema Avant, da empresa de tecnologia Thales, já mostra como isso deve evoluir, com integração a smartphones e a possibilidade de controlar por ele o que assistir ou fazer no sistema de entretenimento a bordo.

Filmes poderão ser escolhidos antes do voo, e pausados para serem retomados na próxima viagem, por exemplo. Com o uso do smartphone como uma tela auxiliar, as possibilidades de pesquisa e interação deverão se multiplicar. A Singapore Airlines já encomendou o sistema para aeronaves A350XWB que serão entregues à empresa em 2018.

CONTROLE POR RETINA
Outra novidade que a Thales promete para os sistemas de entretenimento é o controle do monitor com os olhos – isso mesmo, apenas com o olhar. Visada para assentos de primeira classe, em que muitas vezes o monitor fica longe do alcance das mãos, a novidade poderá compreender quando o passageiro olhar para os lados e parar o filme que estiver passando. Quando ele olhar novamente para a tela, a exibição continua normalmente.

Isso deverá estar à disposição dos usuários em um período entre cinco e sete anos, segundo a empresa.

APLICATIVOS "CAMALEÕES"

Instalar diferentes aplicativos para acessar a internet e informações de cada aeroporto já vem se tornando um inconveniente para muitos. Por isso, desenvolvedores estão estudando plataformas que se adaptam à localização do usuário, e oferecem suporte a diversas localidades. Isso poderia mudar completamente o sistema de check-in e ainda permitir o acompanhamento das bagagens.

REALIDADE VIRTUAL PARA PILOTOS

Equipamentos de realidade virtual já estão sendo vendidos ao público para diversão, e poderão ser usados também no treinamento de pilotos para acelerar sua formação. A Singapore Airlines mostrou em seu evento os óculos que deixam o aprendiz imerso em um cockpit virtual, com todos os comandos reais à disposição.

Isso seria uma evolução dos simuladores de voo atuais, com a facilidade de poder ser utilizado e qualquer lugar onde haja um equipamento desses (que é portátil) e um laptop. Espera-se que isso reduza significantemente os custos de treinamento de pilotos, já que o equipamento poderá ser configurado para simular diferentes tipos de aeronaves e requer menos instrutores.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias