Paula Daidone   |   07/03/2016 13:52

Empresa promete enviar turistas ao espaço em 2020

No prazo máximo de quatro anos, será possível fazer um tour para o espaço. Pelo menos é o que garante a Kosmo Kurs, empresa responsável por desenvolver e administrar essas viagens.

No prazo máximo de quatro anos será possível fazer um tour para o espaço. Pelo menos é o que garante a Kosmo Kurs, empresa responsável por desenvolver este tipo de viagem. A companhia solicitou a construção de uma nave especifica para enviar turistas ao espaço e teve aprovação da agência espacial russa, Roscosmos.

Antes de consolidar o acordo com a Roscosmos, a empresa analisou os aspectos técnicos do projeto junto aos principais construtores de aparelhos espaciais do país. De acordo com o diretor-geral da Kosmo Kurs, Pavel Pushkin, o documento assinado entre as empresas contemplará o projeto e a construção de uma nave e de um foguete portador.

A nave em questão vai voar a uma velocidade de 200 quilômetros, mas não chegará a girar ao redor da Terra. Será um voo suborbital no qual os turistas poderão sentir durante vários minutos a falta de gravidade. A primeira viagem está programada para acontecer em 2020 e levará a bordo seis turistas, que deverão desembolsar cerca de US$ 250 mil, muito menos que os US$ 20 milhões cobrados aos interessados em conhecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

A ISS abriu suas portas em 2001 para receber turistas. Ao todo, sete pessoas visitaram a estação, mas, desde 2009, as visitas estão suspensas. A Rússia optou por essa medida por conta do aumento de tripulantes na plataforma e também pela determinação dos Estados Unidos em suspender voos em suas naves. A baixa demanda por essas expedições também foi fator determinante, pois tornou as viagens financeiramente inviáveis.

Tópicos relacionados