Fernanda Cordeiro   |   08/03/2016 09:48

Saiba como o mau tempo pode fechar um aeroporto

Boletins sobre o clima são feitos a cada uma hora

A condição meteorológica é de extrema importância para os aeroportos e é o que, em dias comuns, determina se um aeroporto abre ou fecha. De hora em hora, um meteorologista avalia o clima no local e envia dados técnicos que são transmitidos à torre de comando.

Para aterrissagens sem o uso de equipamentos, a legislação brasileira estabelece um mínimo de cinco mil metros de visibilidade e 450 metros de teto. Em pousos por instrumentos, os valores são menores e dependem da carta de aproximação usada, que determina os valores mínimos de visibilidade e teto.

Quando esses dois quesitos estão abaixo do valor estabelecido, o meteorologista informa a torre de controle, que fecha as pistas e suspende pousos e decolagens. Com o tempo ruim, os boletins sobre o clima são feitos em um espaço de tempo menor. Se o aeroporto é fechado, o piloto precisa mudar a rota para outro aeroporto indicado dentro do plano de voo. Em alguns casos, é recomendado voltar ao aeroporto de origem.

Se o avião precisa aterrissar em outro aeroporto, a companhia área é obrigada a levar o passageiro até o destino inicial, de ônibus ou em outros voos. A Anac estabelece normas caso a decolagem atrase. Com uma hora de atraso, a companhia precisa orientar o passageiro sobre a situação. A partir de duas horas, deve oferecer alimentação e, caso atrase quatro horas ou mais, precisa oferecer transporte e hospedagem.


EQUIPAMENTOS

Entre os instrumentos que auxiliam na aterrissagem das aeronaves está o VOR/DME, um Radiofarol Omnidirecional em Frequência Muito Alta e um Equipamento para Medida de Distância. O primeiro é uma estação de rádio destinada a apoiar as operações de navegação aérea transmitindo ondas eletromagnéticas. Já o VOR manda dois sinais alinhados ao norte magnético da terra para o avião e, quando a aeronave recebe o sinal, o transforma em graus magnéticos que indicam ao piloto sua localização.

Outro equipamento usado é o NDB - Radiofarol Não Direcional, que são estações destinadas a apoiar as operações e navegação das aeronaves e que transmitem ondas eletromagnéticas de baixa e média frequência, promovendo sinais de identificação em código Morse para os receptores das aeronaves. Simples e de baixo custo, o aparelho apresenta pouca precisão e foi superado pelo GPS. No Brasil, por exemplo, há um plano de desativação gradual das estações até 2019.

Vale informar também sbre o LLZ, um localizador que informa o comando de pista sobre o posicionamento da aeronave. No caso do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS), o fornecimento é de informações eletrônicas de trajetória lateral, longitudinal e vertical. O sistema envia para o piloto imagens da pista e permite a realização de manobras mesmo sem boas condições climáticas. Seu uso requer que a pista tenha um sistema de luzes de aproximação. Além disso, as aeronaves devem estar equipadas e a tripulação treinada para realizar pousos com o ILS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS