Karina Cedeño   |   16/03/2016 10:04

Voo pilotado só por mulheres chega à Arábia Saudita

Um Boeing 787 Dreamliner da Royal Brunei Airlines pilotado apenas por mulheres pousou na Arábia Saudita no último dia 24.

Um Boeing 787 Dreamliner da Royal Brunei Airlines pilotado apenas por mulheres pousou na Arábia Saudita no último dia 24.

Usando o véu islâmico, a comandante Sharifah Czarena Surainy e a copiloto Sariana Nordin conduziram a aeronave entre Brunei e a cidade saudita de Jeddah, localizada na costa do mar Vermelho.

O feito tem uma importância bastante significativa em um país onde mulheres podem ser presas caso sejam vistas pela polícia dirigindo carros, e a predominância de uma equipe feminina no comando deste voo foi encorajada pelo governo do Brunei, como parte das comemorações do dia da independência do país, celebrado na data em que o avião chegou ao seu destino.

A Royal Brunei vem gradativamente promovendo a inclusão de mulheres em alguns de seus departamentos, que sempre foram dominados por homens. Recentemente, a companhia divulgou na internet uma foto mostrando um grupo de engenheiras na frente de um de seus aviões, com a legenda: "quem disse que engenharia é uma profissão apenas masculina?"

AO REDOR DO MUNDO
Estimativas da Sociedade Internacional de Mulheres Pilotos (ISA) divulgadas no ultimo ano mostram que há cerca de quarto mil mulheres pilotos ao redor do mundo, dentro de um total de 130 mil pilotos. A parcela é pequena, mas ações como esta contribuem para que ela cresça cada vez mais.

Tópicos relacionados