Roberta Queiroz   |   25/04/2016 17:03

Anac: doméstico retrai pelo 7º mês; internacional sobe

A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 3,1% em fevereiro, se comparada com o mesmo intervalo de 2015. O índice confirma o sétimo mês consecutivo de queda após 22 meses de crescimento. Enquanto isso, a demanda

A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 3,1% em fevereiro, se comparada com o mesmo intervalo de 2015. O índice confirma o sétimo mês consecutivo de queda após 22 meses de crescimento. Enquanto isso, a demanda pelo internacional, também medida em RPK, aumentou pelo 24º mês consecutivo (+5%). Os dados de fevereiro estão sendo divulgados com atraso devido a problemas ocorridos em sistema informatizado da Anac.

Anac

DOMÉSTICO
A oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) teve redução de 0,8%, comparada ao mesmo período, e revelou a sexta redução após encerramento da sequência de 12 altas sucessivas do indicador. Entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a Avianca apresentou crescimento na demanda doméstica no intervalo avaliado (+20,3%). Gol, Tam e Azul registram retração de 3,5%, 6,0% e 8,2%, respectivamente. A Gol e a Tam lideraram o mercado doméstico ao longo do mês, com participações (em RPK) de 36,0% e 35,5%, respectivamente.

A Tam constatou queda de 3,0% em sua participação de mercado, já a Gol perdeu 0,4% neste indicador. A participação das demais empresas somadas foi de 28,5%, o que representou crescimento de 4,5% em relação a fevereiro de 2015.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em fevereiro de 2016 atingiu 7,1 milhões (- 3,7%). Trata-se, novamente, do sétimo mês consecutivo de redução. No período de janeiro a fevereiro de 2016, a quantidade de passageiros transportados acumulou redução de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em fevereiro de 2016, com 2,5 milhões, seguida pela Tam, com 2,3 milhões, e pela Azul, com 1,5 milhões.

INTERNACIONAL
Levando em consideração os mesmos períodos, a oferta internacional (em ASK) chegou ao 19º mês consecutivo de crescimento, com alta de 4,4%. Tanto a demanda quanto a oferta internacional foram recorde para o mês de fevereiro nos últimos dez anos, mas com desaceleração em relação às taxas verificadas anteriormente.

Tam, Gol e Azul representaram praticamente a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em fevereiro de 2016, com participações de mercado (em RPK) de 77,6%, 12,6% e 9,7%, respectivamente.

A Tam registrou alta de 6,5% na demanda por transporte aéreo internacional de passageiros em fevereiro de 2016, quando comparada a fevereiro de 2015, enquanto o indicador da Gol registrou queda de 15,1%. A Azul, que iniciou neste mercado em dezembro de 2014, conquistou alta de 30,2%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS