Artur Luiz Andrade   |   27/05/2016 15:33

Chineses terão 7% de consórcio controlador da Tap

O governo português e o consórcio Atlantic Getaway (Humberto Pedrosa e David Neeleman à frente) já assinaram o acordo que dá ao primeiro 50% das ações da Tap, em uma readequação do processo de privatização aprovado pelo governo anterior. Dentro do acordo, ficou acertado que o grupo chinês HNA, que


Divulgação/Tap

O governo português e o consórcio Atlantic Getaway (Humberto Pedrosa e David Neeleman à frente) já assinaram o acordo que dá ao primeiro 50% das ações da Tap, em uma readequação do processo de privatização aprovado pelo governo anterior. Dentro do acordo, ficou acertado que o grupo chinês HNA, que também tem investimentos na Azul Linhas Aéreas, poderá comprar 7% do consórcio privado. As informações são do jornal português Expresso e do portal ATW.

O consórcio Atlantic Getaway tem 45% da empresa aérea portuguesa e pode chegar aos 50% se comprar os 5% designados aos funcionários. No acordo anterior, os empresários tinham 61% da Tap. Os chineses do HNA compraram 23,7% da Azul no final de 2015 por mais de 400 milhões de euros e indiretamente poderão chegar a 20% da Tap, já que a Azul também tem ações da companhia portuguesa.

Segundo o Expresso, o governo português nomeará o presidente do Conselho de Administração da Tap, mas não interferirá no comitê executivo, presidido por Fernando Pinto.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.