Rafael Faustino   |   02/06/2016 09:19

Sem voos regulares, aeroporto de SP busca parceiros

Decolou anteontem (31/5), às 7h35, o último voo da Latam no aeroporto Professor Ernesto Urbano Stumpf, em São José dos Campos (SP). Com isso, o terminal no interior paulista ficou sem nenhuma operação comercial 

Decolou anteontem (31/5), às 7h35, o último voo da Tam no aeroporto Professor Ernesto Urbano Stumpf, em São José dos Campos (SP). Com isso, o terminal no interior paulista ficou sem nenhuma operação comercial – a Azul já havia encerrado suas atividades em 2014 – e com sua viabilização ameaçada, após uma ampliação que custou R$ 19,5 milhões.

O aeroporto continua com operações de aviação geral e militar, que geram, em média, 37 pousos e decolagens diários, segundo a Infraero, que administra o local. Não se sabe, entretanto, se isso basta para arcar com o custo anual de manutenção – R$ 26,4 milhões, de acordo com a estatal – após a reforma feita em 2014, que aumentou a área do terminal de passageiros de 800 metros quadrados para 5,8 mil.

“Foram entregues novas salas de embarque e desembarque, um novo saguão de passageiros, balcões de check-in, sanitários, reservatório de água, estação elevatória de esgoto e subestações de energia elétrica”, listou a Infraero, consultada pela reportagem.

A estatal afirmou que está buscando “novos parceiros” para operar no terminal. “Há outras receitas com concessão de hangar, salas no Terminal de Logística de Carga (Teca), locadora de veículos e empresas de suporte aeronáutico”, lembra a empresa, que não informou quanto arrecada com essas atividades.

A Tam foi a última aérea a deixar de operar no aeroporto.

A estatal não se posicionou sobre a possibilidade de conceder o aeroporto à iniciativa privada, uma das possibilidades para aproveitar o espaço recém-repaginado.

LATAM
A Latam Airlines credita a saída a economias feitas para “enfrentar o contexto macroeconômico brasileiro desafiador”, segundo nota enviada ao Portal PANROTAS.

A empresa, que já cancelou em 2016 a rota Belo Horizonte-Miami, afirma que seguirá “conservadora” na oferta de voos domésticos em 2016. Em seu guidance, está prevista para este ano uma redução de 10% a 12% nessa oferta.

No dia 1º de agosto, será a vez de Juazeiro do Norte (CE) perder os voos da aérea, que também prevê para setembro o fim da rota Brasília-Miami.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS