Giovanna Tedeschi   |   15/07/2016 10:28

20 aeronaves que todo fã de aviação deveria conhecer

Confira os aviões mais interessantes dos últimos 50 anos

O tráfego aéreo cresceu mais de 85% nos últimos 15 anos no mundo. Apesar de grande parte da população mundial ter à disposição voos para locais inimagináveis, os modelos de aeronaves tendem a ser parecidos, proporcionando deslocamentos bastante semelhantes. Assim, se torna cada vez mais difícil obter uma experiência fora do comum ao voar. Mas nada de desânimo, este guia rápido vai mudar seus conceitos.

Confira abaixo uma lista com as 20 mais interessantes aeronaves dos últimos 50 anos.

Miquel Ros
De Havilland Canada DHC-G Twin Otter
De Havilland Canada DHC-G Twin Otter
Usada frequentemente para transporte regional, a Twin Otter é uma pequena aeronave capaz de pousos incríveis. Ela pode ser utilizada, por exemplo, em Saba (uma ilha no Caribe), que tem a menor pista para voos comerciais do mundo.

Getty Images
Boeing 737
Boeing 737
Poucas aeronaves alcançaram o status icônico da chamada “Jumbo Jet”. Sua forma facilmente reconhecível, capacidade e segurança, a fizeram conhecida por mais de quatro décadas.

Getty Images
IIyushin II-76
IIyushin II-76
A grande função deste avião na era soviética era o transporte militar, principalmente por a segura aeronave de quatro motores poder operar em áreas não pavimentadas e em pistas curtas. Além disso, é possível utilizá-la para vôos de gravidade zero.

Vala - Russian AviaPhoto Team
Antonov an-72,avião,aviação
Antonov An-72
Uma das aeronaves de aparência mais estranha, a An-72 tem o apelido de Cheburashka por se parecer com um desenho animado soviético de mesmo nome.

Getty Images
BAe-146 voa com a força aérea boliviana
BAe 146
A aeronave de design bastante distinto possui quatro motores embaixo das asas e ampla cabine. Ainda há grande número de exemplares da BAe-146 operando pela companhia aérea belga Brussels Airlines.


Getty Images
ATR 42
ATR 42
A aeronave foi criada no início dos anos 80 em uma parceria entre a companhia francesa Aerospatiale (agora parte da Airbus) e a italiana Alenia. As duas planejavam criar um avião regional que utilizasse hélices e, assim, surgiu o ATR 42, com bastante sucesso em seu nicho de mercado.

Divulgação Airbus
Airbus A320
Airbus 320
O A320 foi a resposta da Airbus ao Boeing 737, uma nova abordagem dos vôos comerciais. Até hoje há evoluções desta aeronave, como o A320neo, que começou a ser entregue recentemente.

Divulgação Antovov
An-225 Mryia
An-225 Mriya
É considerada a maior aeronave do mundo. Foi projetada para carregar as naves espaciais soviéticas, mas foi convertida para o transporte de cargas aéreas que nenhum outro modelo é capaz realizar.

Getty Images
IIyushin II-96
IIyushin II-96
Com apenas 29 aeronaves já construídas, a II-96 é reconhecida pelo teto alto da cabine, algo pouco comum. Tecnicamente ainda está em produção.

Divulgação Airbus
Airbus 340
Airbus 340
Foi criado para desafiar os modelos nascidos nos Estados Unidos à época. Esta aeronave saiu de linha porque outros modelos poderiam realizar o mesmo trabalho consumindo bem menos combustível.

Getty Images
Bombardier CRJ
Bombardier CRJ
Esta aeronave abriu o caminho para a popularização de aviões regionais. Como diz o nome, foi fabricada pela canadense Bombardier.

DIvulgação British
Boeing 777
Boeing 777
O avião que geralmente tem a bordo de 300 a 450 pessoas foi o primeiro a ser 100% projetado digitalmente. Além disso, possui as maiores turbinas e é o mais vendido da categoria. É o favorito de empresas como British Airways, Emirates e Air France.

Divulgação Embraer
Embraer E-Jet
Embraer E-Jet
A brasileira Embraer conseguiu abocanhar grande parte do mercado de aviões regionais com este avião, concorrendo com a canadense Bombardier.
Uma nova geração da família E-Jet tem previsão para 2018.

Getty Images
Antonov An-148 no seu primeiro teste de vôo
Antonov An-148
Bastante raro (apenas 40 foram produzidos até hoje), lembra o BAe 146 no seu design pouco convencional. Para voar nele basta comprar uma passagem com Rossiya, Angara Airlines of Russia, Cubana de Aviacion ou Air Koryo.

Getty Images
Airbus 380
Airbus 380
Tornou-se um ícone em razão de ser silencioso e extremamente fácil de manobrar. A companhia que mais o opera é a Emirates.

Getty Images
Sukhoi Super Jet
Sukhoi Superjet 100
Esta aeronave representa a volta da Rússia à cena de aviões civis. Fabricada em conjunto com a italiana Alenia e outras companhias estrangeiras, tem como público-alvo os consumidores de aviões com menos de 110 lugares.

Divulgação Boeing
Boeing 787
Boeing 787
Primeiro avião a fazer grande uso de materiais compostos, sendo capaz de conectar mercados secundários diretamente de forma bastante rentável.

Getty Images
Airbus A350 XWB
Airbus 350 XWB
Capaz de acomodar entre 280 e 400 passageiros, compete com o Boeing 777 e é a evolução do A380. Teve mais de 800 pedidos e as entregas começaram em 2015.

Thom Patterson/ CNN
Bombardier CS Series
Bombardier Cseries
É a tentativa da Bombardier de entrar no mercado de aviões médios (entre 110 e 160 assentos) e competir com Airbus e Boeing. Tem seu primeiro vôo comercial planejado para 15 de julho deste ano, com a Swiss Global Airlines, já tendo sido entregue à companhia.


*Fonte: CNN

Tópicos relacionados