Henrique Santiago   |   29/07/2016 09:12

O melhor e o pior das companhias aéreas no Tripadvisor

Desde que lançou a plataforma de avaliação de empresas aéreas, o Tripadvisor tem chamado a atenção dos usuários para elogiarem ou criticarem o serviço oferecido pelas transportadoras. Em pouco mais de duas semanas, a ferramenta acumula mais de

Desde que lançou a plataforma de avaliação de empresas aéreas, o Tripadvisor tem chamado a atenção dos usuários para elogiarem ou criticarem o serviço oferecido pelas transportadoras. Em pouco mais de duas semanas, a ferramenta acumula mais de 300 companhias e mais de 20 mil comentários de usuários.

O Portal PANROTAS reuniu as 20 empresas mais avaliadas e traz abaixo um balanço do que há de bom e ruim. Uma curiosidade é que, desde sua fusão – anunciada em 2010 – a Latam tem menos avaliações do que a Lan e Tam.

O uso da ferramenta por parte dos norte-americanos é massivo, mas os brasileiros têm se destacado, deixando seus respectivos pontos de vista sobre o serviço e atendimento. Seria essa uma nova opção para as empresas buscarem melhorias no serviço? Leia abaixo.



AIR FRANCE
“Mesmo sendo uma companhia antiga e reconhecida, nunca se sabe. Mas, eles são supereficientes. Tudo foi feito nos totens, apenas as bagagens foram entregues no balcão. Será que é por isso que funciona?” – Eliane_Misse

“Faça um bom seguro viagem para extravio de bagagem e coloque todos os seus bens na ‘bolsinha de mão’ ou apenas evite a Air France.” - Meliseolive

AMERICAN AIRLINES
“Após usar companhias aéreas em voos internacionais, concluí que para viajar aos Estados Unidos, a melhor para qualquer trecho é a AA. Tanto viajando em classe econômica como na executiva, o serviço de bordo é bom. No trecho Rio-NYC e Rio-Miami a executiva é excelente.” – Cardosovix

“Não é a primeira vez que viajei pela AA, e sempre tenho a mesma impressão: atendentes mal-humorados ou mal-educados ou mal-treinados. Além disso, as aeronaves são velhas, assentos apertados, a comida é bem "não boa.” - Quantaandreia

AVIANCA
“A minha experiência com a Avianca foi muito boa, aviões excelentes, espaço entre as poltronas maravilhoso, e serviço de bordo ótimo para um voo de 55 minutos.” – Juliotoso

“A aeronave do primeiro trecho excelente, mas a do segundo trecho muito velha, com cadeiras desconfortáveis. Pelo menos o lanche é gostoso e a simpatia dos comissários excelente.” – R_mul0_A

AZUL
“Melhor, impossível! Voo rápido, atendimento de primeira! Alimentação à vontade, um ótimo serviço de bordo, com telas no assento da frente e de cortesia fones de ouvido! Vale a pena viajar de Azul!” –Estelsantiago

“Boa companhia em relação à prestação de serviços, mas preços muito caros de passagem e desproporcionais em relação às demais concorrentes.”– Weiquer G

BRITISH AIRWAYS
“Companhia muito boa, filmes não tão atualizados, porém com uma ótima diversidade. Jantar excelente e o vinho não estava quente. Recomendo.” – Camilausan

“Bons serviços de bordo de voo internacional conveniado com a Tam. O check-in é tranquilo, porém tive problemas com a minha bagagem que ficou em Londres e só vim receber no outro dia e duas malas avariadas e com objetos furtados de minha bagagem.” – Rosangela2013

DELTA AIRLINES
“Não tive problemas ao utilizar os serviços da Delta, embarque rápido e pontual. Serviço de bordo bom com opções de comidas bem variadas. Recomendaria novamente!” – Fernando_Soldi

“Voo de quatro horas e 30 minutos somente com bebidas, alimentação é paga à parte, parece que é o padrão das empresas americanas voando dentro dos Estados Unidos.” - Felipe Bruno Soares

EASYJET
“Boa organização, simpatia e eficiência. Companhia barata e segura, para quem procura viagens acessíveis, práticas e tranquilas.” – Tânia V

“Quem está acostumado a viajar de classe econômica pelas companhias aéreas brasileiras não deve ter medo de se viajar com essa low cost. Não achei inferior a companhias como a Transavia, da Air France.” – Yara A

EMIRATES AIRLINE
“Excelente companhia, aviões limpos e equipe muito solícita e educada. No A380 o espaço e as poltronas são mais confortáveis, mas nada excepcional sendo na econômica. A comida e atendimento que, sim, são impecáveis.” – Eduardo G

“Sempre ouvi dizer maravilhas dessa companhia aérea, mas a minha experiência não foi tão boa assim. O entretenimento não é dos melhores e a minha TV estava quebrada. Depois de algumas horas de voo, consegui que me trocassem de assento.” - NSDazzi

ETIHAD AIRWAYS
"Viajei com 12 adolescentes para um evento no Japão, então podem imaginar o quanto precisei de atenção e suporte. Primeiro, sempre fui atendida pela chefe de cabine, com muita simpatia e cordialidade. Segundo, eles souberam que um dos adolescentes fazia aniversário e improvisaram uma comemoração para ele, foi muito legal. Ou seja, deram a maior atenção, mimaram e se preocuparam muito com a gente, amei." – Helenaveruscka

“Comida muito ruim. Serviço fraco, com poucas opções de entretenimento em português, uns dez filmes apenas.” - Guilherme

GOL
“Ótimo atendimento, check-in muito fácil com o equipamento disponibilizado no aeroporto. O horário foi muito pontual e chegamos antes do que prevíamos! Excelente!” – Galante2014

“A aeronave era nova, tripulação atenciosa. Percebi que o espaço melhorou. O conforto das poltronas continua ruim. Mas o maior pecado é servir água e snacks. Em voos mais curtos, tudo bem. Isso deixa a desejar. Os alimentos vendidos são caros e ruins.” - Kitaol

JET AIRWAYS
“Satisfatória. Considero a relação preço-qualidade satisfatória. O espaço para as pernas é que é pouco.” – 480Paula28

“A comida a bordo é boa. O tempo foi perfeito, sem atrasos. A tripulação é prestativa, a entrega de bagagem é rápida e a viagem é agradável.” – Vikramkumar2016

KLM
“A tripulação da KLM é muito educada e prestativa. O serviço de bordo ágil. Bebidas e comidas boas. Sempre que posso opto por essa companhia.” – Flavia C

“O voo foi bom, os assentos adequados, porém na hora da comida, acabaram-se os outros pratos e nos sobrou somente sanduíches de pimenta, estávamos com duas crianças. Lamentável.” - Alexpalermoramos

LAN

“Comida excelente e avião confortável! Espero que agora com a fusão, mantenham o padrão, pois os aviões da Tam são bem apertados.” – Maria_amalia

“Na média foi uma boa experiência, porém as malas foram bastante maltratadas, e as refeições foram muito fracas, com direito a talheres sujos. Um voo que chega no meio da tarde não pode ficar só com o café da manhã!” – Roberto M

LUFTHANSA
“Usamos dois tipos de bilhetes, na classe econômica e a premium. A diferença é grande, vale a pena a premium, embora o tratamento pelos atendentes fosse igual. As atendentes foram gentis, a refeição foi 'boa' dentro do padrão avião, o café da manhã foi farto. Gostei muito de voar Lufthansa. Vou repetir! – Sbonini

“Poderia ser melhor. Poltronas desconfortáveis, apertadas para quem tem mais de 1,80 metro de altura. O serviço foi satisfatório.” - Vladimirdamasio

QATAR AIRWAYS
“Nunca havia voado com a Qatar e, honestamente, fui muito positivamente surpreendida. Avião super limpo, assim como banheiros, opções vegetarianas a bordo, ótimos filmes com legendas em diversos idiomas. Aeromoças muito educadas. Até hoje foi a melhor companhia que já utilizei.” – Vanessa T

“A classe executiva da Qatar é muito bem cotada, porém deixa muito a desejar [...] Pela falta de cuidado dos comissários, o tempo inteiro havia fluxo de pessoas da econômica para nosso banheiro, e inclusive pegando coisas como águas. Só que isto foi por mais de 14 horas de voo. Algo que era para ser relaxante virou uma coisa extremamente cansativa.” – Andrea B

RYANAIR

“Voo de baixo custo por preço super justo, não espere conforto e regalias, você paga por tudo, mas o importante é pagar barato e sair pontualmente.” – Michele O

“Mesmo sendo uma low cost, acho que poderia ser um pouco mais confortável. Tudo muito duro, tudo muito comercial. Uma vontade incrível de vender coisas. O voo do Porto para Milão (Bergamo) tinha uma espaço um pouco maior, mas ainda assim das três low cost que peguei, a Ryanair foi a pior.” – Denise Capece

SOUTHWEST AIRLINES
“Atendimento nos guichês super prático, despacho de malas sem taxas extras e peso das mesmas muito bom. Atendimento a bordo muito bom!” – Gleice M

“Avião pequeno com pouco espaço, não é possível escolher o seu lugar. Pessoas escolhem por ordem de entrada e a ordem não segue nenhum critério.” – Leticia L

TAM
“Tripulação muito solícita e educada, serviço padrão! A maior vantagem é o programa de fidelidade. Minha companhia aérea preferida.” – Carolina Pie

“Momento não está bom para as aéreas nacionais, e isso se vê também na Tam, que já teve um serviço de bordo melhor. Além disso, fui informado de que não deveria pegar a bagagem em Santiago e isso me causou problema. A impressão é de que as coisas realmente já foram melhores. Ser comprada é um claro sinal disso.” – Rezende2013

UNITED AIRLINES
“Excelente companhia para ir para os Estados Unidos, check-in, pontualidade nos horários dos voos. Mesmo na classe econômica, o entretenimento é muito bom e as refeições também são boas. O atendimento dos comissários foi excelente. Voltaria a voar pela companhia com certeza.” – Neto777

“Mesmo de classe executiva, a United peca. Peca em vários sentidos. Os lounges são fracos, a alimentação poderia ser melhor e as aeromoças são grosseiras.” – Thelma T

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS