Brunna Castro   |   23/08/2016 12:45

Abear: Aviação deve fechar 2016 com queda de 10%

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) divulgou hoje, em São Paulo, os dados do Panorama Abear 2015, que indicam que julho foi o décimo segundo mês consecutivo de retração no setor aéreo do País. Para o presidente da

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) divulgou hoje, em São Paulo, dados que indicam que julho foi o décimo segundo mês consecutivo de retração no setor aéreo do País. Para o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, os resultados, “coerentes com o que tem sido visto no setor ao longo do ano”, permitem a previsão de que a aviação brasileira deve encerrar o ano de 2016 com um total de 10% de retração em relação ao ano anterior.

DEMANDA E OFERTA

Os dados divulgados pelo presidente da Abear e também pelo consultor técnico da associação, Mauricio Emboaba Moreira, são compilados das estatísticas operacionais das companhias Avianca, Azul, Gol e Latam. A demanda por voos domésticos teve queda de 6,49% em julho, em comparação com o mesmo período de 2015. A oferta, na mesma análise, caiu 7,78%. Com os resultados, o aproveitamento das aeronaves, segundo a Abear, foi de 84,59%.

De janeiro a julho de 2016, a demanda por voos nacionais diminuiu 6,63% em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto a oferta teve queda de 6,22%. Com isso, o aproveitamento das aeronaves foi de 80,14%.
Brunna Castro
Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, ao lado de Mauricio Emboaba Moreira, consultor técnico da associação

FLUXO DE PASSAGEIROS
A associação também divulgou que o fluxo total de passageiros em julho teve queda de 8,48% na comparação anual, chegando a quase 8,1 milhões de viagens.

OLIMPÍADA
A respeito dos resultados obtidos durante o período dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Sanovicz informou que os dados completos serão divulgados através do Ministério do Turismo ainda esta semana. O presidente adiantou apenas que “os dados operacionais da Olimpíada são melhores do que os da Copa do Mundo”.

PARTICIPAÇÃO NO MERCADO NACIONAL
De acordo com a Abear, o percentual de participação no mercado doméstico em julho deste ano em cada uma das quatro companhias foi dividido em: 36,87% da Gol; 35,61% da Latam; 16,46% da Azul; e, por fim, 11,06% da Avianca.

RETOMADA
Com o cenário negativo, o presidente da Abear avalia que a retomada da demanda por viagens viria através do segmento corporativo. “O que vem sustentando a demanda atualmente são as viagens de lazer”, afirmou.

Em relação às perspectivas para 2017, Sanovicz é direto. “A melhor coisa é não tentar adivinhar o futuro porque a chance de quebrar a cara é enorme”, avaliou. Para ele, as expectativas econômicas para o País estão fortemente ancoradas no segmento político. “Definindo o ambiente político, confirmado ou não o impeachment, que deve gerar a implementação de um plano econômico, teremos assim um novo rumo econômico e então começaremos a sentir o cenário”, disse. As previsões, portanto, poderão ter um ajuste fino a partir de outubro, no último trimestre do ano. “Qualquer previsão feita nos próximos 60 dias é futurologia.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS