Vitor Ventura   |   19/08/2016 12:00

Galeão terá operação histórica na despedida da Rio 2016

Aeroporto oficial dos Jogos Olímpicos se prepara para atender o maior fluxo de passageiros já registrado na história do Aeroporto Internacional Tom Jobim e à chegada inédita do maior avião comercial do mundo.

Um dia após o fim da Olimpíada, o Galeão terá uma despedida para os participantes, atletas e turistas, que vieram prestigiar a Rio 2016. Na próxima segunda-feira (22), integrantes da Família Olímpica - os credenciados dos Jogos - e demais passageiros serão responsáveis pela maior movimentação do Aeroporto Internacional Tom Jobim em toda a sua história. E para garantir ao viajante uma volta para casa prazerosa e memorável, a concessionária tomou inúmeras medidas, organizou uma série de surpresas para quem passar pelos terminais e se preparou para receber, pela primeira vez desde o início da operação, em agosto de 2014, o maior avião comercial do mundo, o Airbus 380.

Divulgação/Airbus
A380 finalmente chegará às pistas do aeroporto carioca

RECORDES
O dia de pico deve registrar mais que o dobro de pessoas circulando pelos terminais. Em dias comuns, o Galeão registra uma média de 40 mil passageiros. Na segunda-feira , porém, a expectativa é de que até 85 mil pessoas passem pelos saguões do aeroporto. A concessionária prevê que estes passageiros e 7,5 mil membros da Família Olímpica despachem cerca de 28 mil bagagens. Além disso, devem ser registrados cerca de 430 movimentos, entre chegadas e partidas de aeronaves no pátio.

A operação do Galeão registrará um recorde de voos fretados: serão 46 aeronaves de companhias aéreas internacionais que pousarão no aeroporto carioca. Na Copa do Mundo, por exemplo, o maior registro de serviços dessa natureza foi de menos de dez aeronaves em um único dia.

RECOMENDAÇÕES
Divulgação

Com a expectativa do enorme volume de passageiros, o aeroporto recomenda que os viajantes cheguem até seis horas antes do horário programado de seu voo. E para auxiliar no fluxo das pessoas, o Galeão contratou mais de 130 voluntários, além dos colaboradores dos Jogos que trabalham no aeroporto.

EXCLUSIVIDADE
Além dos 174 balcões presenciais de check-in, o aeroporto terá o reforço dos check-in remotos, colocados na Vila dos Atletas, para melhorar o fluxo maciço de passageiros. O check-in remoto é um “miniaeroporto” que funcionará nos dias 21 a 23 de agosto. Nele, as delegações poderão efetuar o check-in, despachar as bagagens e a emissão do cartão de embarque. As bagagens serão transportadas para o pátio do Galeão por caminhões sob a responsabilidade do Rio 2016. Assim, elas seguirão para a aeronave e os atletas irão diretamente para o raio X.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vitor Ventura

Colaboração para o Portal PANROTAS

Vitor Ventura tem 275 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!