Maria Izabel Reigada   |   05/08/2016 11:56

PL regulamenta agente de proteção da aviação civil

A Comissão de Viação e Transporte da Câmara aprovou a regulamentação da profissão de agente de proteção da aviação civil. O Projeto de Lei 7812/14, do deputado Rodrigo Maia (Dem-RJ), hoje presidente da Câmara, foi apr

BRASÍLIA – A Comissão de Viação e Transporte da Câmara aprovou a regulamentação da profissão de agente de proteção da aviação civil. O Projeto de Lei 7812/14, do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), hoje presidente da Câmara, foi aprovado na Comissão. Pela proposta, a atividade do profissional será voltada para inspeção de bagagens; garantia de segurança no transporte de cargas perigosas (armamentos, explosivos ou qualquer objeto que possa oferecer risco a pessoas e aeronaves); a operação de aparelhos de raios-x nos terminais; e o controle do fluxo de passageiros e funcionários nas áreas de embarque.

Pelo texto, os agentes de proteção civil devem possuir diploma de ensino médio, serem maiores de 18 anos e terem concluído, com êxito, o curso básico de segurança da aviação civil. O projeto prevê também registro prévio na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da localidade onde o agente for atuar. O relator Julio Lopes (PP-RJ) retirou do texto apenas o artigo que fixava o piso salarial, alegando que o mesmo estaria defasado. O projeto segue para análise nas comissões de Trabalho; de Administração e Serviço Público; de Constituição e Justiça; e de Cidadania.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS