Brunna Castro   |   27/09/2016 18:40

Gol vai aumentar oferta de recursos de acessibilidade

A Gol realizou na tarde de hoje, em sua sede no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um debate sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Na ocasião, participantes puderam testar a rampa de embarque acessível que a companhia

Brunna Castro
A Gol realizou na tarde de hoje, em sua sede no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um debate sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Na ocasião, participantes puderam testar a rampa de embarque acessível que a companhia utiliza desde agosto deste ano em embarques remotos.

A companhia aérea, até o momento, conta com duas rampas do modelo acessível – uma no aeroporto de Congonhas e outra no Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A intenção é expandir tanto o número de rampas como o de aeroportos atendidos pelo serviço.
Brunna Castro
Sergio Quito, vice-presidente de Operações da Gol
Sergio Quito, vice-presidente de Operações da Gol

No próximo ano, a Gol irá avaliar em quais aeroportos existe maior movimentação e demanda, contabilizando assim o custo-benefício da expansão. De acordo com o vice-presidente de Operações da Gol, Sergio Quito, isso será incluído no orçamento de 2017.

Os equipamentos foram adquiridos de um fabricante nacional, mas mudanças – na parte que se encaixa na porta do avião, por exemplo – foram feitas a partir de ideias da equipe da Gol, segundo Quito. A companhia aérea conta com um comitê específico para tratar sobre acessibilidade, com caráter multidisciplinar - ou seja, com integrantes de diversos segmentos envolvidos na operação. O trabalho da companhia, segundo o vice-presidente de Operações, é feito para que "a Gol seja sempre referência no transporte aéreo de pessoas com deficiência".

RIO 2016
De acordo com Quito, a Gol transportou 5,6 mil passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Dentre eles, 166 eram cadeirantes – sendo que 23 deles foram transportados em um único voo. Como preparação para o evento, a Gol realizou seis simulados para medir o tempo mínimo que a tripulação levaria para atender os clientes.

O evento da Gol também contou com a presença do atleta paralímpico Fernando Fernandes, que avaliou iniciativas com a da rampa acessível da companhia como "a conquista de mais um território".
Brunna Castro

ATENDIMENTO
Quito explica que, quando a operação com a rampa acessível é realizada no Boeing 737, o cliente consegue embarcar na aeronave e chegar até o seu assento sozinho e com sua própria cadeira de rodas, o que oferece "autonomia e independência".

A cadeira do cliente só deve ser despachada junto com a bagagem quando é motorizada. Nesses casos, a tripulação utiliza a cadeira da companhia aérea para auxiliar o embarque do passageiro.

CONSULTORIA
Desde 2014, a Gol trabalha em parceria com a consultoria Talento Incluir, que atua na inclusão de pessoas com deficiência. Conforme explicou no evento a consultora Fernanda Luiza de Azevedo, a empresa promove o treinamento de multiplicadores - pessoas que, depois de treinadas, repassam o conhecimento adquirido para outras. Foram 45 instrutores capacitados dessa maneira na Gol, que se multiplicaram e atingiram, até agora, o número de 1 mil funcionários capacitados para atender passageiros com deficiência.

O evento da Gol também teve a participação da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS