Fernanda Cordeiro   |   18/10/2016 11:04

Latam foi a única aérea que demitiu tripulantes este ano

Aérea enviou 600 demissões em junho, mas com as negociações, o número de desligamentos caiu para 55.

Felippe Constancio

A Latam foi a única das principais companhias aéreas do País a demitir tripulantes em 2016, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Rodrigo Spader. De acordo com Spader, a aérea formalizou 600 demissões em junho, mas, com as negociações, o número de desligamentos caiu para 55.

Em entrevista ao Broadcast do Estadão, o executivo disse que a Latam não fez todas as 600 demissões porque diversas assembleias foram feitas, além da implantação de um programa de demissão voluntária e licença não remunerada. Entretanto, 55 funcionários foram demitidos.

“Apesar de entendermos que esse número poderia ser facilmente absorvido pela empresa, a companhia decidiu prosseguir com as demissões”, disse Spader.

Já as outras companhias aéreas, segundo o SNA seguraram os tripulantes mesmo em um cenário adverso. Alguns dos motivos para a manutenção dos postos de trabalho é o custo do cargo, considerado alto, já que exige treinamentos específicos para contemplar as particularidades das empresas.

SALÁRIOS
A pauta da campanha salarial de 2016/2017 do sindicato foi entregue às empresas aéreas em 15 de setembro, mas, segundo Spader, até o momento nenhuma companhia respondeu. A categoria reivindica a reposição da inflação, aumento de 5% por conta de aumento na produtividade e alta de 20% nas diárias de alimentação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS