Janize Colaço   |   14/11/2016 08:39

British vai incluir 52 passageiros e encolher assentos

A British Airways anunciou recentemente que fará algumas mudanças na estrutura de seus aviões. Para os voos de longa distância, a companhia deverá incluir 52 assentos na frota dos Boeing 777.

Divulgação

A British Airways anunciou recentemente que fará algumas mudanças na estrutura de seus aviões. Para os voos de longa distância, a companhia deverá incluir 52 assentos na frota dos Boeing 777.

Com a reestruturação, o total de poltronas, que atualmente corresponde a 280 assentos, saltará para 332. Para isso, a configuração dos assentos, de três poltronas do lado esquerdo, três no centro e três do lado direito, passará a contar com quatro poltronas no centro da aeronave.

O novo desenho começará a ser implantado em aviões que voam a partir do aeroporto de Gatwick, em Londres; na sequência serão feitas alterações em modelos que voam do aeroporto de Heathrow, também em Londres, de onde partem os voos rumo ao Brasil – vale destacar que os modelos B777-200 atualmente têm entre seus destinos o Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com uma publicação do noticio britânico The Independent, a mudança deverá ser posta em prática a partir de 2018 e deverá, também, reduzir o tamanho das poltronas – o que é curioso, visto que a companhia chegou a anunciar a ampliação do tamanho dos assentos da sua frota de Boeing 787.

EXECUTIVA ENCOLHE E ECONÔMICA CRESCE

A partir de uma ilustração apresentada pela IAG, empresa que comanda a British Airways, o número de assentos na classe executiva deverá cair de 40 para 32. Além disso, a quantidade de poltronas na classe econômica premium deverá ser dobrada, de 24 para 48. Já a econômica, o número passa de 216 para 252 assentos.

No anúncio, o diretor-executivo da IAG, Willie Walsh, disse que a alteração “responde a uma oportunidade de mercado”, informou o Independent. Segundo ele, a nova configuração permitirá que a companhia “reduza o custo médio por assento, cobre um preço mais baixo e estimule a demanda”.

TENDÊNCIA
O anúncio da aérea britânica não é uma novidade no setor. Ainda no começo deste ano, a United Airlines confirmou que alteraria 19 aeronaves usadas em voos domésticos para uma configuração semelhante ao da British Airways.

Já em 2015, a Qatar Airways informou que adotaria o desenho sua frota de Boeing 777-300ER. A American Airlines, Emirates, KLM, Air France e Air New Zealand são outras aéreas que têm pelo menos alguns 777s com a configuração.

BRASILEIRAS
No Brasil, a Latam conta com Boeing 777 tem sua frota na configuração 3-4-3. A Azul utiliza o Airbus A330 em voos internacionais de longa distância. Na classe econômica, a configuração de assentos da aeronave é a 2-4-2.

Gol e Avianca têm aviões menores em suas frotas. A Gol conta com Boeings 737-800 e 737-700 com duas fileiras e 3 poltronas de cada lado. A Avianca tem Airbus em sua frota para voos domésticos, também na configuração 3-3.


*Fonte: Todos a bordo

Tópicos relacionados