Brunna Castro   |   20/12/2016 14:37

Folatur recrimina acordo entre Latam e europeias; saiba

O Foro Latinoamericano de Turismo (Folatur) condenou por meio de um comunicado uma eventual aliança global entre Latam, American Airlines, British Airways e Iberia.

O Foro Latinoamericano de Turismo (Folatur) condenou por meio de um comunicado a aliança global proposta entre Latam, American Airlines, British Airways e Iberia. Assinado por associações de agentes de viagens e operadores da América Latina, o informe aponta o "alto risco anticompetitivo" que o acordo poderá trazer ao mercado. A parceria entre as aéreas já foi condenada pela Associação Chilena de Empresas de Turismo em setembro.
Divulgação

Segundo a Folatur, os efeitos de uma aliança entre as aéreas serão impossíveis de corrigir estruturalmente. "Os efeitos anticompetitivos, nascidos da criação de uma rede aérea muito difícil de desafiar, teriam como reflexo as tarifas mais altas, com consequente dano aos consumidores e particularmente ao turismo regional e à conectividade com o resto do mundo", aponta o comunicado.

Consultada, a Abav Nacional - que faz parte do Folatur - afirmou que não irá se posicionar a respeito do assunto até que a questão seja avaliada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

No Brasil, o acordo, que foi barrado pelo órgão em novembro, ainda aguarda um parecer definitivo sobre sua respectiva aprovação.

Tópicos relacionados