Bruna Murback   |   16/01/2017 18:16

Aeroportos tiveram 89% de pontualidade em fim de ano

De acordo com a pesquisa, o índice médio de satisfação do passageiro foi de 4,26, numa escala de 1 a 5

Arquivo PANROTAS
Aeroporto de Congonhas, São Paulo
Aeroporto de Congonhas, São Paulo
De acordo com pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Aviação Civil e do Ministério dos Transportes, a Operação Fim de Ano nos aeroportos encerrou com 89% de pontualidade nos voos dos principais aeroportos do País. Segundo o levantamento, o índice médio de satisfação do passageiro, no período, alcançou 4,26 em uma escala de 1 a 5 – onde a nota 5 representa a melhor avaliação. A operação foi realizada em 15 aeroportos brasileiros e ocorreu entre 14 de dezembro e 8 de janeiro.

O diretor de Gestão Aeroportuária do Ministério dos Transportes, Paulo Henrique Possas, destaca que o trabalho da Aviação no País, elogiado por nove em cada dez passageiros, é resultado de um longo processo de gestão compartilhada e integrada no setor. O desempenho atende à meta operacional prevista pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

"Nosso desafio é continuar aperfeiçoando um serviço público que atingiu nível recorde de excelência, com a melhor avaliação dos últimos 4 anos”, diz Possas.

PESQUISA
A estimativa é de que 13,15 milhões de passageiros tenham circulado pelos 15 terminais em viagens de natal, ano novo e férias escolares no período da Operação.

Os picos de avaliação foram registrados nos dias 18 de dezembro (4,42), 7 de janeiro (4,37) e 19 de dezembro (4,36). Notas acima da média 4 representam conceitos entre "bom" e "muito bom".

Ainda de acordo com o levantamento, os seguintes aeroportos juntos registraram cerca de 106 mil pousos e decolagens: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT), que movimentam 80% do total do fluxo de viajantes no Brasil.

Participaram da operação, ao todo 11,5 mil profissionais da gestão aeroportuária, além de 1.830 servidores de órgãos públicos nas funções de alfândega, fiscalização e barreiras sanitárias.

Tópicos relacionados