Leonardo Ramos   |   19/01/2017 11:36

Confira os aviões comerciais que serão lançados em 2017

Gigantes Boeing e Airbus renovam modelos já existentes, e Embraer segue mesmos passos; já companhias russa e chinesa desenvolvem novos modelos

O ano de 2017 vai marcar a chegada de uma nova geração de aviões comerciais das maiores fabricantes do mundo. A luta da vez para buscar mais espaço no mercado aéreo é a eficiência energética, com novos motores e design das asas desenvolvidos com o objetivo de economizar combustível das aeronaves.

As líderes de fabricação de aviões comerciais Airbus e Boeing evitaram o gasto em novos projetos, investindo na evolução de modelos já existentes, como o Airbus A321neo e Boeing 787-10 Dreamliner. A Embraer seguiu o mesmo caminho, lançando a segunda versão da sua família de E-Jets, que alcançou a marca de 24% de combustível à menos por assento.

Por fim, marcas russa e chinesa desenvolveram novas aeronaves para competir com as maiores do mercado: a Irkut, fabricante russa subsidiária da United Aircraft Corporation, estreia esse ano a MS-21, para bater de frente com os jatos de corredor único que dominam as rotas aéreas atualmente; já a chinesa Comac lança seu primeiro grande avião comercial, com a ajuda de fornecedores americanos e europeus.

Confira abaixo os novos lançamentos previstos para este ano, que prometem acirrar a disputa por um espaço no céu:

AIRBUS A33ONEO
Divulgação Airbus
Com a intenção de substituir o A330, a aeronave que soma o “neo” ao nome, de “New Engine Option”, apresenta uma nova opção de motor: o Rolls-Royce Trent 7000. Junto com os novos winglets (ponta da asa), pretende aumentar a eficiência e o alcance da aeronave. O avião de fuselagem larga (widebody) vai contar com a cabine “Airspace by Airbus”, lançada no último ano pela fabricante para fornecer maior conforto para os passageiros, como assentos e corredores mais largos.

AIRBUS A321NEO
Divulgação Airbus
O novo A321neo será o maior avião de corredor único da família Airbus. Com capacidade de 240 passageiros em classe única, entra no mercado com a expectativa de substituir a frota dos jatos Boeing 757 das companhias aéreas dos Estados Unidos. A aeronave poderá utilizar os motores CFM International CFM56 ou International Aero Engines’ V2500 (Airbus).

AIRBUS A350-1000
Divulgação
O maior bimotor que a Airbus já projetou deve seu primeiro voo realizado em novembro de 2016: com capacidade de 366 passageiros em três classes diferentes, o A350-1000 ainda está em fase de testes, mas deve ter sua primeira unidade entregue até o final deste ano para a Quantas Airways, que fará o lançamento no mercado aéreo. O avião tem longo alcance, e disputará espaço com o widebody líder de vendas, o Boeing 777-300ER.

BOEINT 737 MAX 8

Divulgação
Após oito anos de desenvolvimento, finalmente o primeiro 737 MAX será entregue ao operador de lançamanto, a Southwest Airlines. Com previsão de estreia ainda na primeira metade de 2017, é a quarta geração do avião de corredor único da Boeing, e vem com duas novas opções de motor, uma nova seção de cauda e novos winglets; juntos, devem fornecer uma economia de combustível de 14%.

BOEING 787-10 DREAMLINER
Divulgação Boeing
Com primeiro voo devendo ocorrer até junho deste ano, o novo Dreamliner da Boeing comportará 320 assentos, e será em sua maior parte feito de fibra de carbono. Com uma autonomia de 11,9 mil quilômetros, o 787-10 será mais eficiente que seu maior concorrente, o Airbus A350-900, em rotas curtas, segundo a fabricante. O novo modelo vem para substituir os 777-200, e seu operador de lançamento será a United Airlines.

BOEING 737 MAX 9
Divulgação Boeing
Com o primeiro voo previsto para este ano, o 737 MAX 9 será o maior avião da família de corredor único 737 MAX, com 220 assentos em classe única. A nova geração vem logo após o lançamento do 737 MAX 8, e chega para competir com o Airbus A320neo.

COMAC C919
É o primeiro grande avião comercial chinês. Com motores produzidos nos EUA e na França e recebendo aprovação das autoridades americanas e europeias, o C919 da Comac está sendo desenvolvido para competir com os Boeing 737 e as Airbus A320

IRKUT MC-21

O novo projeto da United Aircraft Corporation tem previsão de primeiro voo ainda para este ano, e foi projetado com auxílio do presidente russo Vladmir Putin: com a aeronave, a indústria de aviões comerciais da Rússia pretende combater as gigantes mundiais Airbus e Boeing no mercado de jatos de corredor único, predominantes no maior número de rotas no planeta.

EMBRAER E195-E2
Com um consumo 24% menor de combustível por assento, o novo avião da Embraer é o segundo da família E2 (o E190-E2 já voou em maio de 2016), e tem previsão para voar pela primeira vez ainda em 2017. Com uma cabine de classe única com capacidade para 132 passageiros, é o maior jato que a fabricante brasileira já produziu, e vai concorrer no mercado com o novo jato da canadense Bombardier, o CS100.


*Fonte: Jornal do Ar

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Colaboração para o Portal PANROTAS

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!