Leonardo Ramos   |   02/03/2017 13:36

10 aeronaves que revolucionaram a aviação comercial

Conheça a história da aviação comercial em 10 aeronaves que marcaram época e revolucionaram o transporte aéreo 

Domínio Público
Sikorsky Ilya Muromets, o primeiro avião desenvolvido para transportar passageiros; acabou sendo usado na Primeira Guerra Mundial pelo Império Russo
Sikorsky Ilya Muromets, o primeiro avião desenvolvido para transportar passageiros; acabou sendo usado na Primeira Guerra Mundial pelo Império Russo

Antes de Santos Dumont (e para outros, dos irmãos Wright), o mundo não era o mesmo. As pessoas levavam dias para fazer viagens hoje consideradas curtas, como entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo; para cruzar oceanos, os percursos levavam semanas, senão meses. Conhecer o mundo era um sonho distante. Hoje, não é mais.

A aviação autopropulsada teve seu início com o brasileiro Santos Dumont, em 1906; porém, o primeiro avião desenvolvido com propósito comercial só foi lançado em 1913: o Sikorsky Ilya Muromets, avião russo projetado para transportar 16 passageiros em uma cabine de luxo.

Desde então milhares de aviões tomaram o ar, e diversas aeronaves históricas desenvolveram a aviação e conectaram o mundo até chegar ao ponto em que estamos hoje, mais de 100 anos depois, em uma era em que se pode viajar entre cidades, países e continentes em menos de um dia.

Confira abaixo uma lista com dez aeronaves comerciais que marcaram época, ajudando o ser humano a conquistar os céus.

SIKORSKY ILYA MUROMETS - 1913
Domínio Público
Desenvolvido em 1913 pelo antigo Império Russo, foi o primeiro avião projetado para uso comercial, com capacidade para 16 passageiros e uma autonomia de até mil quilômetros. A capacidade de carga e alcance do avião, porém, fez com que o avião fosse utilizado para bombardeios durante a Primeira Guerra Mundial, podendo carregar até 800 quilos de bombas,

JUNKERS F13 - 1919
Domínio Público
Com um desempenho de até 1,4 mil quilômetros e capacidade para quatro passageiros, foi utilizado para voos comerciais nos EUA, além de ser adotado pela Varig no Brasil. Chegava a 200 quilômetros por hora.

BOEING 247 - 1933
Domínio Público
É visto como um dos primeiros aviões comerciais modernos, com trem de pouso retrátil, fuselagem e asas de alumínio e com velocidade de até 320 quilômetros por hora. Foi a primeira aeronave com piloto automático, e foi utilizado na companhia brasileira Viação Aérea Bahiana, durante a década de 1940.

DOUGLAS DC-3 - 1935
Domínio Público
Com uma autonomia de 2,4 mil quilômetros e capacidade para 28 passageiros, proporcionou uma grande expansão da aviação comercial internacional; no Brasil, as empresas aéreas Vasp e Varig operaram o modelo.

BOEING 307 STRATOLINER - 1937
Domínio Público
Embora poucas unidades tenham sido produzidas, o Boeing 307, que comportava 38 pessoas, marcou a aviação como o primeiro avião comercial com cabine pressurizada, que o permitia voar à mais de seis mil metros de altura, dando mais segurança e velocidade à aeronave.

LOCKHEED CONSTELLATION - 1943
Domínio Público
Graças a sua autonomia impressionante de quase nove mil quilômetros, é lembrado por abrir a possibilidade de novas rotas antes vistas como impossíveis. Comportava quase 100 passageiros, outra marca invejável da aeronave.

DE HAVILLAND COMET - 1952
Domínio Público
Chegando próximo aos 900 quilômetros por hora, duas vezes a velocidade das aeronaves com motores a hélice, foi o primeiro avião comercial equipado com motores a jato.

BOEING 707 - 1958
Domínio Público
Com uma velocidade máxima de 960 quilômetros por hora, foi o primeiro avião comercial a jato a realizar voos transatlânticos, e reduziu muito o tempo de voos intercontinentais.

BOEING 737
Wikocommons/Raimond Spekking
É o jato mais popular do mundo, com mais de nove mil unidades já produzidas. Hoje atua com capacidade de até 180 passageiros, e no Brasil é utilizado pela companhia aérea Gol.

BAC/ AEROSPATIALE CONCORDE
Eduard Marmet
Hoje aposentado, ficou marcado como o avião mais rápido da história da aviação civil, alcançando velocidades acima de dois mil quilômetros por hora, cerca de duas vezes a velocidade do som. Foi utilizado pelas companhias British Airways e Air France antes de sair de circulação, pelo alto custo de combustível em seus trajetos.


*Fonte: Airway

conteúdo original: http://bit.ly/2m90gPQ

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS