Leonardo Ramos   |   19/04/2017 18:04

Malaysia adota novo sistema de rastreamento global; veja

Unindo o sistema da Aireon, chamado ADS-B, a já existente Aircom Flight Tracker, da Sita On Air, o novo sistema promete informar minuto a minuto a localização de toda frota da companhia em qualquer parte do globo; veja detalhes


A Malaysia Airlines será a primeira companhia aérea no mundo a adotar o novo sistema de rastreamento de voos global da Sita On Air, que reúne o já existente Aircom Flight Tracker ao sistema da Aireon, chamado Automatic Dependent Surveillance-Broadcast (ADS-B), que estará em funcionamento a partir do ano que vem.

O anúncio foi feito nesta terça (18) em comunicado da Aireon, que explica ainda que, com a adição do ADS-B, as companhias que se tornarem clientes do novo sistema de rastreamento terão acesso, minuto a minuto, a atualizações da posição de sua frota aérea no mundo todo, resolvendo lacunas existentes na cobertura do atual sistema, principalmente em lugares remotos e oceânicos.

Além disso, um dos pontos destacados pela empresa é que não serão necessárias alterações nos aviões que já possuem o sistema: a partir do momento que o ADS-B entrar em funcionamento, as companhias que possuem o programa começarão a ver automaticamente os novos dados Aireon aparecerem em seus sistemas, sem a necessidade de modificações custosas.

“O rastreamento global de aeronaves em tempo real tem sido há muito tempo um objetivo da comunidade de aviação", afirmou o COO da Malaysia Airlines, Izham Ismail.

Segundo o diretor de Portfólio da Sita, Paul Gibson, com o novo sistema, “a Malaysia Airlines estará no topo da linha de produção em tecnologia de rastreamento de voo em tempo real. Com acesso a relatórios atualizados, empresa saberá em qualquer momento a localização, posição, velocidade e altitude de todas as aeronaves em sua frota, e será alertada para qualquer mudança".

COMO FUNCIONA?
O Flight Tracker utiliza diversas fontes de dados, incluindo informações de controle de tráfego aéreo, dados terrestres e de satélite, além dos planos de voo da companhia aérea, com o objetivo de fornecer o rastreamento em tempo real da posição da aeronave. Isso inclui a rede de gestão do tráfego aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que é administrada pela Sita, e a partir do ano que vem, vai incluir o Automatic Dependent Surveillance-Broadcast (ADS-B), da Aireon.

A solução gera alertas automáticos quando um avião ultrapassa os parâmetros pré-determinados, fornecendo aos controladores de voo uma informação completa em todos os momentos.

ACIDENTE DA MALAYSIA AIRLINES
O anúncio é feito três anos depois do desaparecimento do voo MH370, da companhia da Malásia, que tinha 239 pessoas a bordo. O Boeing 777 que realizava o percurso entre Kuala Lampur, capital do país, e Pequim, na China, desapareceu cerca de 40 minutos após a decolagem, em março de 2014. As buscas pelos destroços do avião foram oficialmente canceladas em 17 de janeiro deste ano.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Colaboração para o Portal PANROTAS

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!